Exemplos de exercícios de defesa no voleibol

Escrito por adam tavangaran | Traduzido por victor dajas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exemplos de exercícios de defesa no voleibol
Um jogador de voleibol é responsável tanto pelo ataque quanto pela defesa (Medioimages/Photodisc/Digital Vision/Getty Images)

Diferente de outros esportes, como o futebol, um jogador de voleibol é responsável tanto pelo ataque quanto pela defesa. Assim, cada jogador deve ser capaz de defender a bola (impedi-la de tocar o chão) e de atacá-la. Além disso, os jogadores têm de ser capazes de bloquear e se posicionar na quadra. Os treinadores usam muitos treinos de defesa para ensinar essas habilidades e alguns dos mais populares estão listados abaixo.

Sem medo

Esse exercício é chamado de "sem medo" porque ensina os jogadores a atacar de forma agressiva contra a defesa. O treinador precisa de uma escada ou uma caixa alta, de modo que ele fique acima da rede e no meio da quadra. Os defensores devem estar em suas posições padrões do outro lado da rede. O treinador ataca repetidamente bolas para os defensores e eles devem defendê-las.

Defesa e rolamento

O exercício "defesa e rolamento" ajuda os defensores a melhorar a sua capacidade de ler um atacante. Neste exercício, o treinador fica em um lado da quadra e o defensor no meio do outro lado. O treinador deve atacar para um dos lados, enquanto o aluno tenta ler os seus ombros e adivinhar para onde vai a bola. Depois da defesa, o jogador deve fazer um rolamento para voltar ao meio da quadra.

Dez defesas

O exercício das "dez defesas" é muito popular, treinando tanto a defesa quanto o ataque. Você vai precisar de um defensor de um lado da rede no meio da quadra. Do outro lado, deverá haver um levantador (perto da rede, na lateral da quadra), o técnico para passar a bola ao levantador e três atacantes alinhados atrás da linha dos três metros.

O treinador passa a bola ao levantador, que deve prepará-la para um dos três atacantes para que ele possa cortar a bola para o outro lado da quadra, onde o defensor solitário deverá tentar recebê-la. Este exercício é conhecido como "dez defesas" porque, depois de dez ataques, trocam-se as posições na quadra.

Bloqueio de sete

Esse exercício permite aos jogadores treinarem posicionamento sem a bola e bloqueio ao mesmo tempo. Posicione um time de seis jogadores em um lado da quadra, que treinará seu posicionamento. Do outro lado, coloque sete jogadores em linha na rede para bloquear.

Para iniciar o exercício, o treinador deve lançar a bola para o time de seis jogadores, que devem tentar atacar a bola e pontuar. Lembre-se que não vale simplesmente passar a bola por cima do bloqueio; os jogadores devem atacar. Se o bloqueio funcionar, o exercício continua até que o time pontue.

Técnica de bloqueio

Esse exercício é uma maneira simples de ensinar a técnica adequada de bloqueio. O treinador deve ficar em pé em uma cadeira de um lado da quadra, enquanto, do outro lado, um jogador deve posicionar-se na rede para bloquear. O treinador deve simplesmente posicionar a bola acima da rede para que o jogador pule e pratique a técnica de bloqueio.

Este exercício é excelente para aprimorar a técnica e os ângulos de bloqueio. O treinador deve mudar o lugar da bola e instruir os jogadores sobre a maneira correta de se posicionar.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível