Como trabalhar em uma estação de rádio

Escrito por nicholas katers | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como trabalhar em uma estação de rádio
. (Photo by Cindy Funk (Flickr))

O sucesso de DJs como Don Imus, Howard Stern e Adam Carolla tem levado muitos jovens a entrar na indústria do rádio. Seja na estação de rádio KROQ em Los Angeles ou na sua equivalente, a WNEW em Nova Iorque, empregos em rádios oferecem o fascínio do contato com novas músicas e personalidades. No entanto, futuros DJs, repórteres e engenheiros devem procurar além das poderosas estações comerciais quando buscam emprego na indústria do rádio. A natureza tumultuosa dessa indústria significa que DJs ou engenheiros de som novatos devem ser dinâmicos o suficiente para mudar de um emprego a outro.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Gravações ou fitas para audições

Lista completaMinimizar

Instruções

    Tenha uma carreira na indústria do rádio

  1. 1

    Matricule-se em uma universidade ou faculdade técnica, com uma plano de formação que esteja de acordo com seu objetivo. Jornalistas radialistas devem combinar a formação em transmissão de programas ou jornalismo com estudos relacionados a negócios, dessa forma, podem compreender os problemas econômicos associados a empregos no rádio. Futuros engenheiros têm a opção de buscar cursos como engenharia de áudio em institutos especializados, como o "Musicians Institute" (Instituto dos Músicos), para ter diplomas focados em tecnologia ao invés de teoria.

  2. 2

    Trabalhe na estação de rádio da sua universidade para traçar um plano de carreira em uma rádio que seja certa para você. Estações de rádio de universidades permitem que os estudantes preencham seu tempo, variando de uma a três horas, com música e diálogo. Já que estações de rádio universitárias são negócios com orçamento baixo, cabe aos estudantes cuidar da parte de engenharia e editar seus próprios shows. Use apresentações voluntárias na rádio da universidade para criar uma fita de audição inicial e aprender sobre como mexer em uma mesa de som.

  3. 3

    Aceite posições como voluntário, de curto prazo ou de meio período, em qualquer estação de rádio que possa abrir as portas para você depois de sua graduação. Se ofereça para trabalhar de graça em estações de rádio comerciais fazendo serviços de rua para DJs e completando inserção de dados para funcionários da rádio. Você pode ganhar experiência adicional se oferecendo para trabalhar como voluntário em estações de rádio públicas e comunitárias durante campanhas de arrecadação.

  4. 4

    Crie uma fita para audições que tenha de 5 a 10 minutos de duração se você esta interessado em empregos como DJ ou repórter em estações de rádio. A menos que você tenha um estúdio digital hiper moderno, você deve pedir para terminar a fita em uma universidade da região ou estação comunitária em troca de trabalho. Foque sua fita para audições em seu estilo de rádio preferido, para mostrar seu talento.

  5. 5

    Comece sua busca por emprego em estações de rádio em vários níveis para atingir todas as oportunidades disponíveis. Use sites como TVandRadioJobs.com [em inglês] para encontrar vagas de DJs e engenheiros nos Estados Unidos. Procure em jornais locais, anúncios no site Craigslist [em inglês] e listas em feiras de emprego por vagas de trabalho ocasionais perto da sua casa.

  6. 6

    Estude podcasting, desenvolvimento na web e outros elementos dos novos meios de comunicação para se tornar mais comercial perante as estações de rádio. Como estações de rádio buscam alcançar ouvintes regionais e nacionais, o desenvolvimento de conteúdo exclusivo na web e arquivos de programa é crucial para expandir a audiência. Se o gerente da sua estação de rádio é cético quanto a podcasting, compre um microfone de computador e crie uma amostra de um podcast para mostrar o valor potencial desta tecnologia.

  7. 7

    Durante todo o ano, frequente conferências sobre rádio referentes ao seu setor em especial para se relacionar com gerentes de estações de rádio e colegas DJs. Por exemplo, um DJ de um programa matutino em uma estação comunitária pode ir a uma conferência realizada pela Federação Nacional de Locutores Comunitários. Fique atento às novidades referentes a DJs, gerentes e jornalistas que você conheceu nestes eventos para manter sua rede de conexões.

Dicas & Advertências

  • Liste as características de seus DJs e artistas favoritos antes de buscar emprego em uma estação de rádio. Mantenha essa lista próxima quando criar fitas para audições, fizer entrevistas por telefone e tocar músicas para evitar copiar suas influências. Use essas características como molde para sua própria personalidade no ar ao invés de copiar piadas e truques.
  • Pesquise salários em estações de rádio comerciais para se preparar antes para possíveis dificuldades financeiras em sua carreira. O "Pew Project for Excellence in Journalism" descobriu que repórteres radialistas ganharam aproximadamente R$ 48 mil em média em 2006 enquanto que âncoras ganharam aproximadamente R$ 53 mil no mesmo ano. DJs podem precisar procurar segundos empregos e fazer turnos extras, quando possível, para se manter financeiramente.
  • Prepare-se para demissões repetidas, estações de rádio fechando e mudanças de formato na indústria do rádio antes de aceitar um emprego. Estações de rádio pequenas podem mudar de clássicos do rock para os Top 40, mudar horários e fechar em questão de meses. Mantenha seu currículo organizado e faça contatos em sua comunidade para encontrar trabalho caso as estações de rádio não estejam contratando por um longo período de tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível