Como tratar queimaduras de gelo seco

A exposição prolongada ao gelo seco pode resultar em queimaduras na pele

IvoPetkov/iStock/Getty Images

Gelo seco é a forma sólida do dióxido de carbono. Se as precauções adequadas não forem tomadas ao manuseá-lo, podem ocorrer queimaduras semelhantes ao congelamento. Apesar de não precisar haver preocupação um curto contato com o gelo seco, a exposição prolongada pode se tornar problemática. De acordo com o site Dry Ice Info, as células podem ficar congeladas e queimaduras podem desenvolver-se devido à exposição ao gelo seco. Caso apareça uma queimadura causada por esse tipo de contato, trate-a como se fosse uma queimadura de calor.

Características

Gelo seco é frio

Ivo Petkov/iStock/Getty Images

O gelo seco é muito mais frio do que o gelo feito a partir da água. É por isso que é necessário ter precaução ao manuseá-lo. Até mesmo a inalação desse material em um espaço confinado pode ser perigosa. Enquanto o gelo seco derrete, ele transforma-se na forma gasosa do dióxido de carbono. Caso inale o suficiente do gás, é possível desmaiar ou talvez até morrer. É possível desenvolver queimaduras de primeiro a terceiro grau se ocorrer exposição acidental ao gelo seco.

Molhando a pele

Não use água quente sobre uma queimadura causada pelo gelo seco

Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images

Caso a pele entre em contato com o gelo seco, é importante agir imediatamente. Segundo o site Pain Enterprises, a queimadura gerada pelo gelo seco deve ser colocada de molho em água morna. Mantenha o local submerso por, pelo menos, dez ou 15 minutos. Não use água quente, pois isso pode agravar a queimadura e ajudar a iniciar a morte das células dentro e em torno do local do machucado. Use uma toalha de mão mergulhada na água fria para aliviar a dor da queimadura. Não use gelo em cima do ferimento, pois isso pode causar maiores danos na área afetada.

Pomadas

A babosa pode ajudá-lo a aliviar e tratar uma queimadura

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Usar pomadas em uma queimadura causada pelo contato com gelo seco pode ajudar no processo de cura. Algumas pomadas antibióticas podem ajudar e prevenir contra infeções, além de aliviar a dor. Entretanto, se a queimadura for muito grave, como as de terceiro grau, em que a superfície aparenta brilhante e carnuda, sem sinais de dor, é necessário buscar atendimento médico imediatamente.

Use gaze

Tampe o ferimento com gaze

Comstock/Stockbyte/Getty Images

No caso de uma queimadura leve com gelo seco, use gaze para cobrir a área afetada. Não deixe o material muito preso, pois isso pode fazer com que fiapos e sujeiras fiquem presos na ferida. A gaze deve ser enrolada suavemente o suficiente para evitar que o machucado fique pressionado. Esse procedimento ajudará a diminuir a dor e o inchaço e protegerá as bolhas que podem se formar em decorrência da queimadura. Se houver a formação de bolhas, não tente estourá-las, pois isso pode resultar em infecção.

Aliviando a dor

Tome o medicamento adequado para aliviar a dor

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Caso o médico não contraindique, use medicamentos para dor comercializados livremente em farmácias. O ibuprofeno pode ajudar a aliviar o inchaço da queimadura do gelo seco e o paracetamol ajuda com a dor. Caso os sintomas persistam e continuem incomodando, peça para que o médico receite um remédio mais forte.

eHow Brasil
×