Como limpar o local da incisão em seu gato

Escrito por karie lapham fay | Traduzido por christian avila
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como limpar o local da incisão em seu gato
A incisão do seu gato deve curar dentro de dez a 14 dias, desde que não se torne infectada (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Os gatos tendem a agir de forma muito independente, mas depois de um procedimento cirúrgico ele precisa de cuidados e atenção. Cirurgias como castração e esterilização, remoção de unhas e operações de tecidos moles exigem anestesia geral, a qual desaparece durante a noite após a cirurgia. Mantenha o seu gato calmo e quieto e evite alimentá-lo durante quatro a seis horas. Após esse período, você poderá oferecer uma pequena quantidade de comida e água. Preste atenção especial ao local da incisão do seu gatinho nos próximos sete a dez dias, limpe-o apenas se for necessário, ou conforme indicado pelo veterinário.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Petiscos de gato (opcional)
  • Toalhas limpas, macias e secas
  • Sabonete facial neutro ou shampoo
  • Cotonetes
  • Panos macios
  • Colar elizabetano ou produto antilambida (opcional)
  • Peróxido de hidrogênio, Betadine, clorexidina ou produtos similares (opcional)
  • Bolas de algodão

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça carinho em seu gato e considere a oferta de petiscos, tanto antes como após a limpeza da incisão. Um gato calminho é mais fácil para trabalhar e as guloseimas podem distraí-lo da limpeza. Permita que o seu gato possa escolher a área onde eles se sentem mais confortáveis​​, se possível, o seu colo, um poleiro favorito ou uma caixa podem fazer o animal sentir-se mais seguro, tornando a tarefa mais fácil para você.

  2. 2

    Inspecione o local da incisão pelo menos duas vezes por dia nas primeiras duas semanas após o procedimento. Procure por sinais de infecção, porém saiba que uma pequena quantidade de vermelhidão, inchaço, ou uma infiltração de tom rosa são normais nos dois primeiros dias, preocupe-se com marcas vermelhas mais fortes se espalhando para fora da ferida, pus espesso amarelo ou branco, um odor desagradável no local, feridas abertas ou tecido saliente através da incisão, uma sensação de calor na área cirúrgica ou sinais de que a ferida está muito dolorosa para o gato. Diminuir a dor gradualmente é comum, mas uma dor intensa na ferida não é. Seu gato vai dar sinais de que ele está com dor ao rosnar ou chorar, morder ou evitar o contato.

    Como limpar o local da incisão em seu gato
    Deixe seu gato confortável e relaxado antes de inspecionar o local da incisão (Comstock/Comstock/Getty Images)
  3. 3

    Mantenha a ferida limpa e seca durante pelo menos 14 dias. Não dê ao seu gato um banho ou permita que ele fique molhado enquanto a incisão estiver curando. Se ele por acaso se molhar, seque suavemente sua pele com uma toalha, utilizando uma toalha macia e tocando com cuidado, em vez de esfregar. A pele molhada atrai sujeira e provoca infecção.

  4. 4

    Limpe ao redor e através do local da incisão somente se ele ficar sujo. Use água e sabão fresco e cotonetes ou um pano muito macio para enxugar a incisão suavemente. Use uma toalha seca, mais uma vez tocando suavemente. Preste atenção ao seu gato enquanto limpa para determinar se você o está machucando. Evite esfregar ou friccionar ao lavar ou secar a ferida, e não remova qualquer crosta em sua incisão.

  5. 5

    Impeça que seu gato lamba a incisão cirúrgica. A língua de um gato é muito áspera, e pode facilmente danificar o local e causar infecção. Limpe o ferimento caso o gato lamba-o e use um colar elizabetano ou um produto antilambida aplicado em torno da ferida, mas não sobre ela. Uma coleira elizabetana não impede que outros animais lambam a ferida, por isso considere o que funciona melhor em sua situação.

    Como limpar o local da incisão em seu gato
    Limite as atividades de seu gato enquanto a incisão é curada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  6. 6

    Altere qualquer curativo ou aplique antibiótico ou soluções antissépticas, pomadas e remédios somente conforme instruído pelo médico veterinário. Na maioria dos casos, o veterinário vai deixar a incisão aberta, sem curativos, já que as ataduras podem prender a sujeira e muitos gatos vão mexer no curativo, tentando removê-lo. A maioria dos medicamentos tópicos pouco fazem para promover a cicatrização de incisões, onde a porção interior é o que cura primeiro, e na verdade podem até prejudicá-lo. Siga as instruções do seu veterinário sobre curativos e medicamentos.

  7. 7

    Limpe as feridas onde a infecção está começando com peróxido de hidrogênio ou soluções antissépticas como Betadine ou clorexidina, apenas até você conseguir levar o seu gatinho ao veterinário. Suavemente, aperte ou pressione a ferida, se possível, para soltar o pus que está causando pressão por baixo da superfície da incisão. Isso pode causar danos se você for brusco, e o gato pode não estar disposto a permitir que você faça isso. Enxugue o vazamento de pus e então umedeça um cotonete ou uma bola de algodão com peróxido de hidrogênio ou antisséptico. Toque a ferida, tomando cuidado para não esfregar a incisão, para limpar a superfície da infecção. Ligue ou visite o veterinário o mais rápido possível.

    Como limpar o local da incisão em seu gato
    Com um pouquinho de cuidado, seu gato voltará ao normal em breve (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Use uma cama feita de papel para o seu gato após cirurgias de remoção de unhas, para evitar a poeira e as contaminações entrando em suas incisões nas unhas.
  • Certifique-se de que você tenha um número de emergência de seu veterinário 24 horas ou um hospital veterinário local antes de surgirem as emergências.
  • Leve seu gato para um retorno médico como indicado. Se o gato tiver pontos ou grampos externos, o veterinário deverá removê-los entre 10 e 14 dias.
  • Nunca dê ao seu gato um medicamento que o veterinário não aprovou. Aspirina, Tylenol e medicamentos anti-inflamatórios podem ser prejudiciais ou fatais para o seu animalzinho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível