Como estimar o custo de uma laje de concreto

Escrito por emily beach | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como estimar o custo de uma laje de concreto
Estime o custo de uma laje de concreto antes de começar a construção (fresh concrete image by jimcox40 from Fotolia.com)

Uma laje de concreto pode ser usada como uma base para um pátio ou galpão, ou pode simplesmente ser utilizada para terminar um piso inferior. Independentemente do uso que ela terá, a construção básica da laje é a mesma na maioria das aplicações residenciais. Ao compreender como a laje é construída do começo ao fim, você pode criar um orçamento para este trabalho com base nos preços dos materiais vendidos na sua cidade.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Decida sobre o tamanho da sua laje de concreto. É preciso saber o comprimento e a largura para que seja possível calcular a metragem quadrada dos materiais necessários.

  2. 2

    Calcule a quantidade de concreto que você precisa. Ele é vendido em metros cúbicos (2,5 m²), então você terá que multiplicar sua metragem quadrada calculada na etapa anterior pela profundidade da laje e, em seguida, dividir por 2,5. Por exemplo, para uma laje de 3 m por 3 m, seria preciso 0,40 metros de concreto. Isso é igual a [(3x3x0,11 metros) / 2,5]. A laje de concreto média é de 10 cm de profundidade, mas se você precisar de mais para a sua aplicação em especial, basta calcular a profundidade que você planeja usar. Certifique-se converter a espessura da laje de centímetros para metros antes de utilizar a equação acima.

  3. 3

    Entre em contato com distribuidores locais e peça um preço baseado na quantidade que você precisa. Adicione cerca de 10 por cento ao metro cúbico determinado na segunda etapa, já que algum material será perdido durante o vazamento e o transporte do veículo.

  4. 4

    Pergunte às empresas de concretos sobre os custos de entrega, bem como taxas de horas extras. Esses montantes geralmente não são incluídos no preço do metro cúbico. As taxas extras são especialmente relevantes, pois os caminhões de concreto trabalham em horários muito apertados. Os operadores esperam que você esteja pronto e aguardando por eles quando chegarem, com fácil acesso e sem espera. Eles podem e, de fato, começam a cobrar taxas de excesso se você atrasar o processo de qualquer forma, e essas taxas podem ser significativas.

  5. 5

    Descubra o custo da escavação. A laje de concreto é geralmente instalada sobre uma base de cascalho. A base é de 10 cm e a própria laje é de 10 cm, com 5 cm acima do chão e 5 cm abaixo. Isso significa que para a laje comum, você precisará cavar 15 cm. Se estiver planejando uma laje particularmente grande ou grossa, é preciso considerar alugar uma pequena escavadeira para ajudar neste trabalho. Você pode obter preços de aluguel de uma loja de artigos para casa local ou até mesmo os equipamentos.

  6. 6

    Inclua o custo de cascalho. Para uma laje de 10 cm, você precisará da mesma quantidade de cascalho que tiver calculado para o concreto, já que o leito de cascalho também será de 10 cm de profundidade. Use o mesmo cálculo para chegar a metros cúbicos de cascalho e, em seguida, multiplique por 1 tonelada por metro cúbico para obter o número de toneladas que precisa. Você pode obter um preço por tonelada de cascalho de uma loja de artigos para casa local ou de uma pedreira. Inclua também barreira de vapor suficiente para cobrir a camada de cascalho. Esse material é vendido em rolos, e o custo é relativamente mínimo.

  7. 7

    Adicione o custo de ferramentas, se você ainda não as possui. Será preciso uma pá, carrinho de mão, enxada ou ancinho, espátulas e quadro tábuas de madeira 2x4 para enquadrar as bordas da laje. Já que o concreto molhado pode irritar a pele, é recomendável investir em algumas luvas de borracha ​​e/ou botas para serviços pesados.

Dicas & Advertências

  • Se estiver com problemas para obter os preços, ou se eles parecerem muito elevados, consulte o guia da McGraw Hill, "Estimating Construction Costs". Esse livro, que não está disponível em português, é atualizado anualmente e contém os preços unitários de materiais e mão de obra para cada possível comércio de construção. Ele é dividido por região ou estado, para fazer preços mais precisos. Esse guia é amplamente utilizado no domínio da construção de estimadores que precisam de uma faixa rápida de preço para comparar as propostas ou preparar uma estimativa. A maioria das bibliotecas têm uma cópia deste livro na seção de referência. Este livro é recomendado para morados dos Estados Unidos, já que as informações são baseadas nos preços encontrados por lá.
  • Nunca escave sem antes determinar a localização de utilidades subterrâneas. Na maioria das áreas, uma empresa de marcação de utilidade pública fará esse trabalho para você, embora alguns possam cobrar uma taxa nominal. Caso não saiba onde os fios de energia, da televisão, do telefone, da internet, da água, do esgoto ou do gás estejam em sua propriedade, consulte a companhia de marcação de serviços públicos local para perguntar sobre as taxas para esse serviço. Certifique-se de incluir essas taxas na sua estimativa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível