A estrutura de um arquivo SRT

Escrito por ashley poland Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A estrutura de um arquivo SRT
SRT é um formato simples e popular de legendas (Creatas/Creatas/Getty Images)

O formato de legendas nativo para o SubRip, o SRT, é elegante com sua simplicidade. Cada aspecto das legendas é guardado em um arquivo SRT em formato de texto plano UTF-8. Muito pouco da formatação vai dentro dos arquivos, em vez disso, a formatação é determinada pelo media player que os usa. Embora você possa usar aplicativos específicos para editar arquivos SRT, a natureza de texto plano do formato facilita fazer modificações em qualquer editor de texto.

Outras pessoas estão lendo

Layout básico

As legendas dentro de um SRT se organizam em blocos que representam cada frame nos quais aparecem. Há quatro elementos em cada bloco: a ordem da legenda, a marca de tempo, a duração, o texto em si e uma linha vazia para separá-lo do seguinte. Por exemplo, as primeiras duas legendas em um vídeo poderiam ser:

1 00:00:06,780 --> 00:00:07,790 Quem é você?

2 00:00:07,825 --> 00:00:08,575 Quer dizer, o que é você?

Isso especifica que a primeira legenda começa quase aos 7 segundos do vídeo e permanece por um segundo. O seguinte começa quase imediatamente depois. O arquivo SRT continua assim e um filme pode ter uma sequência de milhares de legendas. Por esse motivo, embora você possa usar qualquer editor de texto, são criados geralmente com programas especializados.

Marca de tempo e duração

A marca de tempo em cima de uma legenda é importante: diz ao seu media player quando mostrar a legenda e por quanto tempo. O tempo é medido em milisegundos. O formato básico é hora-minuto-segundo-milisegundo, ou hh:mm:ss,zzz. A seta indica duração, e a segunda marca de tempo determina quando a legenda deverá desaparecer.

Legendas

A sua legenda pode ser criada ao seu critério. Pode estar em qualquer idioma e conter tanto texto quanto você quiser. Claro, é importante que não contenha mais texto do que o diálogo, pois esse não é o propósito das legendas. Cada nova linha que você criar será mostrada como uma nova linha na tela. O formato geralmente aceitado é uma linha para sentenças curtas e duas para sentenças longas. Use o seu melhor julgamento; se a resolução da tela for maior, as pessoas terão mais espaço disponível, mas não são todos que assistem vídeos no modo de tela completa.

Formatação e símbolos

Embora os títulos SRT sejam principalmente baseados em texto sem formato, você pode usar algumas tags HTML básicas para dar-lhes profundidade. O recurso mais comumente usado é a tag de texto em itálico para indicar que o falante não está na tela, como por exemplo:

1919 01:42:46,920 --> 01:42:48,220 <i>Vamos lá!</i>

Você pode usar também as tags de negrito, sublinhado e rasurado, usando <b>, <u> e <s> respectivamente. É possível usar a tag <font> para criar alterações superficiais às fontes, mas isso pode interferir com as configurações individuais do usuário. É possível incluir caracteres especiais, tais como as notas musicais (♫) pra marcar letras de músicas, mas eles podem não serem exibidos corretamente no computador de outros qualquer usuário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível