×
Loading ...

Etiqueta para presente de casamento atrasado

Atualizado em 22 julho, 2017

De acordo com Amy Vanderbilt, “Apenas um grande tolo ou um grande gênio é apto a desprezar a graça social com impunidade, e nenhum dos dois, fazendo isso, se torna a mais confortável companhia." Seguir as regras da etiqueta é uma maneira de garantir que os outros sempre se sintam confortáveis na sua presença. Se você tem conhecimento sobre a etiqueta apropriada para dar presente e casamentos, é muito mais fácil evitar equívocos, estresse e ofensas.

Você sabia que dar presente de casamento não é obrigatório? (a gift of love image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Dando presentes

A etiqueta dita que dar presentes de casamento são expressões opcionais de afeição. O tamanho e o custo das núpcias do casal feliz não têm influência sobre se um presente deve ser dado ou qual o valor do presente a ser comprado. Presumindo que os noivos sigam as convenções da etiqueta, você nunca vai ser perguntado por que você não deu um presente ou se o seu presente está atrasado, já que isso é a mais extrema rudeza.

Loading...

Argumento de um ano

A tradição faz acreditar que um presente de casamento pode ser dado até um ano depois do evento. Enquanto essa pode ser uma regra que muitos seguem, é considerado ruim esperar por tanto tempo.

Argumento de três meses

De acordo com o Emily Post Institute, “Os convidados não têm um ano para enviar um presente. Este deve ser enviado até três meses depois do casamento, no máximo".

Aviso adiantado

Se você sabe com antecedência que o seu presente vai chegar atrasado por uma razão válida, como uma dificuldade financeira, não machuca explicar a situação para a noiva ou o noivo. Dessa maneira o casal vai saber que você está pensando neles e vai apreciar ainda mais o seu presente quando ele chegar.

Como dar presentes atrasado

Apesar de ser preferível dar o presente no tempo certo, "Nunca é muito tarde para mandar um presente", de acordo com GiftStasher.com. De fato, um presente atrasado é normalmente uma surpresa agradável para quem recebe. Contudo, como a Miss Manners nos lembra, "As pessoas não gostam de ouvir que alguém estava muito ocupado ou esquecido para pensar nelas". Evite a desculpa demorada e foque em encontrar um presente inesquecível para o casal.

Muitas listas de casamento ficam abertas por um ano depois do casamento, provendo uma guia para as pessoas que estão comprando os presentes atrasadas. Lembre-se de pedir para o casal uma lista atualizada antes de comprar, para evitar comprar um item duplicado.

Se mais de um ano passou desde o casamento e você ainda deseja dar um presente, considere mandá-lo para os não tão recém-casados como um presente de bodas de casamento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...