Do que Brincam as Crianças Russas?

Escrito por melody hughes | Traduzido por romério júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Do que Brincam as Crianças Russas?
Para brincadeiras que exigem mais espaço, um parquinho grande é sempre uma boa opção. (pink playground image by Barbara Tripp from Fotolia.com)

Os jogos infantis na Rússia são muito similares àqueles jogados pelas crianças de outras partes do mundo. Na Rússia, as crianças se divertem com jogos de caça, jogos que envolvam interpretação de papéis ou personagens, ou ainda, jogos com baralho. Qualquer grupo de crianças pode facilmente brincar com esses jogos infantis tradicionais, tanto no parquinho como na vizinhança.

Outras pessoas estão lendo

P'yanitsa

Um jogo de baralho muito comum entre as crianças russas é a P'yanitsa, que significa ''bêbado'' em russo . Dois a quatro jogadores participam do jogo. O p'yanitsa usa somente 36 cartas, que vão do seis ao dez, incluindo o valete, a dama, o rei e o ás. Dependendo da versão do jogo, o objetivo pode variar entre coletar todas as cartas dos adversários ou nenhuma. Para começar, um dos jogadores deve distribuir as cartas em número par para os outros participantes. Cada um dos jogadores deve virar para cima uma das cartas. Quem tiver a de maior valor leva todas as outras cartas da rodada juntando-as na sua própria pilha. O valor das cartas está de acordo com o valor numérico delas. Entretanto, quando um ás e um seis aparecem ao mesmo tempo, o seis vence. Caso ocorram números iguais em alguma rodada, cada jogador deve virar mais uma carta até que se tenha um vencedor.

Polícia e Ladrão

O jogo começa separando as crianças em dois grupos iguais. Um grupo fará o papel dos policiais e o outro grupo fará o papel dos ladrões. Na brincadeira original russa, os policiais são chamados de cossacos, que são um povo nativo da Rússia famosos pelas habilidades militares. Os ladrões devem se esconder enquanto os policiais vigiam uma área que serve como presídio. Quando todos os ladrões já estiverem escondidos, todos os policiais com exceção de um saem à sua procura. O policial que ficou no presídio é o responsável pela vigilância. O ladrão que for pego é preso e o jogo termina quando todos os ladrões tiverem sido capturados.

O Gato e o Rato

Cinco ou mais crianças podem participar dessa brincadeira. Para começar, uma delas deve fazer o papel do gato, enquanto todas as outras fazem o papel dos ratos. O gato deve ficar de olhos fechados enquanto os ratos o provocam e o desafiam. Quando os ratos batem palmas, o gato deve caçá-los. O primeiro rato a ser capturado passa a ser o gato e a brincadeira recomeça.

Quem é o mais forte?

Nesse jogo, os garotos devem se dividir em dois times. Deve-se desenhar uma linha no chão para que cada time fique em lados opostos e em forma de fila. Os participantes devem se segurar um ao outro enrolando os braços em volta da pessoa em frente a eles. Os líderes dos dois times devem segurar as mãos para um tentar puxar o outro através da linha desenhada. Vence o time que conseguir puxar o outro grupo para além da linha.

Jogo da Cobra

Nesse jogo, as crianças devem fazer fila e segurar as mãos. A primeira pessoa da fila, ou líder, começa a correr enquanto todas as outras crianças tentam permanecer de mãos dadas. A criança que não conseguir mais segurar e romper a fila deixa o jogo. A brincadeira recomeça com os outros participantes e só termina quando restar apenas o líder.

Pega e Congela

Quatro ou mais crianças podem participar dessa brincadeira. Um jogador com o poder de congelar deve correr atrás dos outros participantes. A criança que for alcançada fica parada e deve esperar até que outros venham salvá-la, para que ela descongele e possa voltar a correr. O jogo só acaba quando a criança com o poder de congelar conseguir alcançar todas as outras.

Não perca

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível