Como evitar que adolescentes comecem a fumar

Escrito por tiffany raiford | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como evitar que adolescentes comecem a fumar
A pressão dos colegas adolescentes sobre o cigarro pode ser intensa (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Pulmões enegrecidos e cancerosos, voz rouca, dentes amarelados e cheiro ruim permanente são o preço que você paga por fumar. Porém, muitos adolescentes, assim como muitos adultos, pensam que estas coisas não acontecerão com eles e que eles não vão se tornar viciados em cigarros se começarem a fumar. Evitar que um adolescente comece a fumar é muito mais fácil do que ele tentar parar depois que começar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pergunte à adolescente qual é sua opinião sobre fumar e por que ela se sente desta maneira sobre o assunto. Ela pode pensar que é um hábito nojento, ou que parece uma maneira fácil de perder peso. Descobrir a postura dela em relação ao cigarro dá a você uma ideia melhor de como desencorajá-la a fumar.

  2. 2

    Explique os riscos. Diga que o hábito de fumar tira anos da sua vida, estraga sua pele, torna você menos atraente e custa milhares de dólares por ano. Mostre uma foto de um pulmão afetado pelo cigarro em comparação a uma foto de um pulmão saudável de um não-fumante. A diferença na aparência é estarrecedora.

  3. 3

    Conte a ela que os cigarros contêm venenos, como cianeto e nicotina. Porque estes ingredientes são venenos, a primeira reação do corpo a um cigarro é defensiva. Fumantes de primeira viagem sentem uma queimação na garganta e nos pulmões, e muitos até passam mal e vomitam.

  4. 4

    Pergunte ao adolescente se ele está disposto a largar o futebol, o vôlei, o basquete, o golfe, o beisebol ou o tênis, porque, uma vez que ele começar a fumar, não terá mais a capacidade pulmonar para participar destes esportes em alto nível. Também explique que ele terá dificuldades para mergulhar durante aquelas férias tropicais.

  5. 5

    Explique os efeitos a longo prazo do cigarro sobre a vida familiar. Diga à adolescente que, se ela fumar, ela pode sofrer de problemas de fertilidade, e se fumar durante a gravidez, vai trazer danos ao bebê.

  6. 6

    Pare de fumar e lidere pelo exemplo. Filhos de fumantes têm maior probabilidade de se tornarem fumantes também. Seu exemplo é um dos mais importantes na vida do seu filho adolescente.

  7. 7

    Apele à vaidade do adolescente. Mau hálito, pele e cabelos ruins, roupas fétidas, cicatrização de feridas mais lenta e perda da capacidade atlética estão entre os efeitos de curto prazo que os fumantes sofrem. A maior parte dos adolescentes é muito preocupada com o visual e a aparência, e não vai querer fazer nada que possa torná-los pouco atraentes aos olhos dos colegas. Este pode ser o método mais eficiente de evitar que seu filho adolescente fume.

  8. 8

    Encoraje seu filho adolescente a buscar amizades com jovens que não fumam. A pressão dos colegas tem um efeito enorme na decisão dele quanto ao cigarro, e ser amigo de adolescentes que não fumam faz com que seja menos provável que ele mesmo comece a fumar. Discuta a pressão dos colegas com ele e ensine-o a dizer não quando lhe oferecerem um cigarro.

  9. 9

    Participe de campanhas antifumo na sua cidade e envolva o seu filho adolescente. Estar perto de pesquisas e de provas dos danos causados pelo cigarro vai mostrar ao seu filho que o hábito não é glamuroso, saudável ou atraente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível