Como evitar que um cão morda os pontos da cirurgia

Escrito por rene agredano | Traduzido por marcos gomes
Como evitar que um cão morda os pontos da cirurgia
A recuperação é a parte mais difícil devido aos cuidados com os pontos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Após um cão ser operado, geralmente a parte mais difícil do processo de recuperação é evitar que ele morda os pontos da cirurgia. Sendo um local de cicatrização, a pele ao redor das suturas se torna seca e com prurido, o que causa desconforto. A maioria dos cães busca o alívio lambendo compulsivamente e mordendo os pontos. Quando a irritação piora, pode causar aumento da circulação e inchaço ao redor da incisão. A pressão extra no local da operação pode fazer com que os pontos saiam da pele e se rompam. O monitoramento cuidadoso do comportamento de seu cão é essencial para a cura.

Instruções

  1. 1

    Use o colar em formam de cone que o seu veterinário tenha providenciado ou compre um em uma loja de animais de estimação. Coloque o colar ao redor do pescoço de seu cachorro e prenda. Ele deve usar continuamente esse recurso, exceto quando ele é retirado para comer e beber água. Pelo fato do colar cônico ser incômodo e bloquear a visão periférica, muitos cães se sentirão incomodados mais pelo colar do que pelos pontos. Entretanto, assim como seu cão talvez não goste de usá-lo, lembre-se que estes colares são o melhor método para evitar que seu animal alcance a cirurgia com sua boca e morda os pontos.

  2. 2

    Aplique uma solução localizada para aliviar a coceira e ressecamento. Use um cotonete esterilizado para aplicar um medicamento diretamente na incisão, como aloe vera, creme de calêndula, gel de arnica ou uma pomada antibiótica.

  3. 3

    Vista seu cão com uma camiseta ou maiô para cobrir a área. Para pontos na metade da frente do corpo, você pode colocar uma camiseta em um cão da mesma maneira que colocaria em um humano. Passe a cabeça pela gola, coloque as pernas nas cavas dos braços e amarre o fundo com um nó atrás. Para as cirurgias na parte de trás, a camiseta serviria ao contrário, com o rabo através da abertura do pescoço. Se a camiseta não evitar que o cão morda os pontos, compre um maiô pós-cirúrgico confortável feito com tecido maleável de lycra.

  4. 4

    Aplique compressas quentes no local três vezes ao dia para reduzir o inchaço, a irritação e ajudar na drenagem dos fluídos.

Dicas & Advertências

  • Como uma alternativa ao colar elizabetano plástico, experimente usar um macio. Estes colares infláveis em forma de boia são usados ao redor do pescoço, mas são mais confortáveis e não bloqueiam a visão periférica. A maioria dos cães não consegue alcançar sua cirurgia quando o usam, apesar de alguns animais teimosos encontrarem um jeito de tirar o colar e morder os pontos.
  • Cheque a área operada frequentemente para buscar sinais de trauma, incluindo vermelhidão, inchaço, sangramento ou mau cheiro. Estes podem indicar infecção. Ligue para seu veterinário se você vir qualquer um destes sintomas.

O que você precisa?

  • Um colar pós cirúrgico em forma de cone
  • Pomada anti-coceira
  • Camiseta
  • Compressa quente

Lista completaMinimizar