Como evitar que gatos machos marquem território

Escrito por angela baird | Traduzido por dani souza
Como evitar que gatos machos marquem território
Gatos machos urinam para marcar território contra outros machos (cat image by bayu harsa from Fotolia.com)

Urinar fora do lugar é um comportamento natural de gatos machos sexualmente maduros, usado para marcar território e atrair fêmeas. O cheiro é forte e desagradável, e difícil de eliminar de tapetes, móveis e mesmo roupas. Comportamentos indesejados como esses são uma das maiores causas de gatos machos serem deixados em abrigos, ou mesmo serem sacrificados por donos bem intencionados, mas que perderam a paciência com seu animal.

Instruções

  1. 1

    Elimine qualquer possibilidade de que seu gato esteja doente. A doença de trato urinário inferior acomete os gatos com micções repentinas ou "acidentes" pela casa, de acordo com a Petalia. Essa doença é tratada com antibióticos e dieta para manter a saúde do gato.

  2. 2

    Bloqueie o acesso do gato a portas e janelas para o quintal. Se seu gato macho pode ver outros gatos vizinhos e rivais andando por aí e marcando território, ele pode contra-atacar o que vê como ameaça marcando o seu próprio território.

  3. 3

    Acalme seu gato se o estresse dele parecer muito alto. Esse é um dos fatores principais de influência na marcação territorial por urina. Há alguns produtos no mercado que imitam a secreção da glândula facial dos gatos. Eles deixam esse tipo de marca quando estão relaxados e felizes, e se você puder deixar esses odores em volta de onde o gato fica, seu efeito pode acalmar o animal e evitar que ele marque território.

  4. 4

    Se você tem mais de um gato em casa, separe-os. Frequentemente há marcação e competição por territórios se houver muitos gatos na casa. Dar a cada um sua própria área ou cômodo com caixas de areia, camas e tigelas de comida separadas pode aliviar a marcação territorial causada por múltiplos gatos.

Dicas & Advertências

  • Introduza gradualmente as mudanças na casa, se possível, para reduzir o estresse do seu gato.
  • O meio mais eficiente de eliminar a marcação de território em gatos machos é castrando-os. Quanto mais cedo, maior a possibilidade de que o gato nunca desenvolva maus hábitos de urinar.
  • É possível punir o gato com uma pistola de água, ou montar uma armadilha na área urinada para assustá-lo quando ele entrar; no entanto, isso raramente funciona, uma vez que ele simplesmente escolherá outra área para marcar.