×
Loading ...

Como evitar que o gelo seco evapore

Atualizado em 23 março, 2017

Quando você compra gelo seco, que nada mais é do que dióxido de carbono congelado a -80 °C, ele evapora em algum momento. Ao absorver o calor, ele sublima diretamente para o dióxido de carbono na fase gasosa, sem chegar a virar líquido, o que lhe confere o nome "gelo seco". Este material pode durar até 36 horas se for mantido com isolação térmica.

Instruções

O gelo seco vira dióxido de carbono em forma de gás quando reage com um líquido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Compre o gelo seco o mais próximo possível do momento em que ele será usado.

    Loading...
  2. Enrole-o em jornais, sacos de papel ou toalhas, caso ele não venha com uma sacola térmica. Lembre-se de usar luvas isolantes quando tocá-lo, do contrário, você poderá sofrer de queimaduras por frio e danos aos tecidos.

  3. Coloque o gelo seco embrulhado em um recipiente térmico. Quanto mais grosso o isolamento, mais tempo ele durará. As caixas de isopor funcionam melhor porque o frio não as fragiliza. Se optar por uma de plástico, não deixe que o gelo seco entre em contato direto com ela, pois o frio poderá fazê-la quebrar. Certifique-se de que haja um buraco no recipiente escolhido, do contrário, a pressão criada pela evaporação poderá fazer com que ele exploda.

  4. Guarde o gelo em um freezer até o momento de usá-lo. Evite usar o congelador da geladeira comum, pois o frio extremo fará com que o termostato desligue o eletrodoméstico e, consequentemente, que o compartimento se aqueça.

Loading...

Dicas

  • Se sobrar, descarte o gelo seco em um local ventilado, deixando-o evaporar. Não coloque-o em pias ou vasos sanitários, pois o frio extremo poderá causar rachaduras.

Aviso

  • Não guarde o gelo seco em um local não ventilado, pois o gás dióxido de carbono tomará o lugar do oxigênio, podendo causar asfixia. Certifique-se de que seu carro fique ventilado durante o transporte deste material.

O que você precisa

  • Sacos de papel, jornais ou toalhas
  • Luvas
  • Recipiente com isolamento térmico

Referências

Loading ...
Loading ...