Mais
×

Como evitar rachaduras na argila

Atualizada February 21, 2017

Um artesão amador pode comprar dois tipos de argila, cada uma com suas próprias vantagens, dependendo do resultado desejado. Argilas curadas no forno e as de auto-endurecimento precisam de técnicas de mistura e condicionamento diferentes. Uma argila à base de água de secagem a ar precisará de muito pouco condicionador, enquanto uma à base de óleo com cura no forno exige uma mistura mais intensa. Ao tratar cada argila de acordo com a sua composição química, o resultado produzido será um acabamento sem rachaduras.

Instruções

Ao tratar cada argila de acordo com a sua composição química, o resultado produzido será um acabamento sem rachaduras (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Argila de polímero

  1. Mantenha a argila de polímero em um ambiente temperado. Ela é muito indulgente e dura muitos anos, mas temperaturas extremas podem causar a perda da elasticidade do polímero. Quando perdem a flexibilidade, os polímeros não se espalham uniformemente e os resultados da cura tornam-se instáveis​​.

  2. Amasse a argila do polímero para evitar rachaduras. Essa é uma argila à base de óleo usada por amadores. Amassar o barro em suas mãos, muito parecido com uma massa de pão, aumentará a temperatura e espalhará os polímeros. Ela é vendida em blocos rígidos e deve ser condicionada a uma consistência de puxa-puxa antes de se começar a esculpir. Se achar que ela está muito mole, enrole-a em bolinhas ​​e reserve para que resfriem. Se ela não estiver condicionada antes do uso, pode rachar durante o processo de cura devido à distribuição desigual do polímero.

  3. Codifique os principais elementos juntos. O processo de "codificação" da argila de polímero requer a realização de uma ondulação ou de um "buraco de fechadura" na argila antes de se adicionar os elementos. Se você estiver anexando o braço de um boneco, por exemplo, fará um buraco no corpo e, em seguida, pressionará o braço no lugar. A codificação consecutiva de peças é a única maneira de evitar rachaduras de estresse nas articulações entre os elementos.

    Argila de secagem a ar

  1. Armazene a argila de secagem a ar em recipientes bem fechados em um local fresco. No fundo ou dentro de um armário é o melhor lugar. A embalagem dessa argila pode permitir a entrada de ar, secando a umidade nele contida. Mantê-la hermeticamente fechada impedirá que a parte externa seque, causando rachaduras em seu trabalho.

  2. Reduza a velocidade de secagem da argila de secagem a ar para evitar rachaduras, pois ela seca à medida que a água se evapora. Um trabalho lento e entediante pode causar a secagem da argila antes que o projeto esteja terminado. Borrife seu trabalho com frequência usando água da torneira quando trabalhar com desenhos intrincados. Faça a cura em uma caixa coberta para promover um processo de secagem uniforme. Além disso, você pode envolver as peças trabalhadas em filme plástico para reduzir significativamente a velocidade de secagem.

  3. Mantenha a consistência ao trabalhar. A velocidade de secagem da argila seca depende de sua espessura. Quanto mais grosso o elemento, mais lenta a secagem. Quando estiver mesclando características, é essencial considerar o tempo de secagem de cada elemento e promover a preparação adequada. Faça as peças mais grossas primeiro e cubra-as com uma toalha úmida enquanto trabalha nos designs mais finos.

Dicas

  • Refresque suas mãos quando trabalhar com a argila de secagem a ar para prevenir a secagem ocasionada pelo calor corporal.
  • Aqueça as mãos antes de condicionar a argila de polímero para ajudar no processo.

Avisos

  • Um quarto quente desprovido de umidade acelera drasticamente a secagem de argilas de secagem a ar.

Coisas Necessárias

  • Recipientes hermeticamente fechados
  • Água
  • Spray
  • Plástico
  • Toalha úmida
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article