on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como prevenir ou minimizar rachaduras em argila

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer seus próprios objetos de arte, vasos e potes requer tempo e paciência, e pode ser muito frustrante descobrir que o seu projeto rachou durante o processo de secagem. A argila encolhe ao secar, causando pressão nos objetos. Ocasionalmente, as rachaduras podem ocorrer por causa da má qualidade dos materiais ou contaminantes. De acordo com John Hesselberth da olaria Frogpond Pottery, o problema mais comum é a secagem irregular. Até mesmo oleiros experientes passam por isso, mas há alguns passos que você pode seguir para minimizar a probabilidade de aparecerem rachaduras na sua peça.

Instruções

Faculdade e centros comunitários geralmente oferecem aulas de cerâmica e argila (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Aqueça e esfrie as peças de cerâmica lenta e uniformemente. Qualquer passo feito de forma rápida demais pode provocar rachaduras na argila.

    Loading...
  2. Em todas as fases de sua criação, mantenha o mais seco possível o fundo dos potes e vasos. Use prateleiras de secagem ou superfícies porosas, como madeira compensada. Evite colocar ítens de argila em superfícies de plástico ou não porosas durante a secagem.

  3. Mantenha a espessura uniforme nas suas peças de cerâmica, caso contrário, o material secará irregularmente, o que pode causar fissuras. Algumas formas, principalmente nos cantos, podem contribuir para a secagem desigual.

  4. Seque os ítens de cerâmica lentamente e as temperaturas uniformes. Vire as peças algumas vezes para evitar secagem desigual. Certifique-se de que o ar possa circular ao redor de todos os lados da peça.

Loading...

O que você precisa

  • Local quente e seco para a secagem de cerâmica
  • Superfície porosa ou prateleira de secagem

Referências

Loading ...
Loading ...