Como evocar emoções através de fotos

Escrito por steven j. miller | Traduzido por carolina almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como evocar emoções através de fotos
Simetria em fotografias evoca uma sensação de equilíbrio e unidade (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Evocar emoções através de fotografias envolve aprender a respeito de simetria, cor e humor. Os fotógrafos precisam de um olho para o detalhe e capacidade de selecionar a oportunidade certa da foto para um estado de espírito ou emoção particular. Tire várias fotos do mesmo objeto para que você possa editar suas imagens e escolher a melhor de acordo com seus objetivos. Com a prática e atenção, bem como um olho para a reação das pessoas ao seu trabalho, você pode aprender a evocar emoções através de fotos.

Outras pessoas estão lendo

Cor

Saiba mais sobre cores e como as pessoas reagem a tons e cores específicas. Faça um curso de arte em uma faculdade local. Como alternativa, escolha um livro sobre cores na livraria ou biblioteca local para aprender como as pessoas respondem a elas. A diferença entre uma tonalidade vermelha ou azul pode mudar o significado e a emoção de uma imagem em particular. Uma luz vermelha pode ajudar a acrescentar calor à foto. O azul cria uma sensação de calma e, dependendo do tema da foto, pode evocar tristeza.

Simetria

Simetria nas imagens pode evocar um sentido de ordem e previsibilidade. Ao visualizar imagens de rostos, as pessoas normalmente se dizem mais atraídas por indivíduos com rostos mais simétricos. Fotografar objetos que são simétricos pode incitar uma sensação de completude e relaxamento. Já criar imagens obscuras ou assimétricas pode evocar emoções do caos e tumulto. A decisão de fotografar uma imagem simétrica ou assimétrica pode fazer a diferença nas emoções resultantes. Ao tirar fotografias, experimente com ângulos e graus de simetria diferentes e visualize as imagens para determinar qual é a mais adequada para seus objetivos.

Luz e textura

Até certo ponto, textura existe em qualquer objeto. Como fotógrafo, foque em tirar fotos com contraste entre texturas e objetos tridimensionais. Um objeto tridimensional vai parecer mais animado e pronunciado contra um plano de fundo texturizado. Além disso, use a luz em ambas as formas naturais e artificiais para realçar e iluminar objetos na fotografia. Você pode usar a luz natural, ajustando a hora do dia que você tirar a foto ou movendo fisicamente o objeto para criar novos ângulos com luz solar natural. Artificialmente, você pode usar um programa de edição de imagens para adicionar textura e luz ao objeto.

Profundidade e linhas

Criar profundidade em uma imagem pode gerar uma sensação de proximidade ou de isolamento. Com os close-ups, você pode criar uma visão do objeto que evoca uma emoção muito pessoal e íntima. Imagens que estão mais longe criam sensação de isolamento, solidão e distância. Além disso, a adição de linhas à imagem pode ajudar a direcionar o olhar para um ponto focal na imagem. As linhas podem ser adicionadas naturalmente ou artificialmente com programas de edição. Saiba como os diferentes tipos de linhas mudam a impressão sobre a imagem. Linhas diagonais, verticais, horizontais, cruzadas e tortuosas, tudo isso afeta a imagem de maneiras diferentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível