Exemplos de boas bactérias ou fungos que beneficiam as pessoas.

Escrito por alexis kindig | Traduzido por vitoria felix
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exemplos de boas bactérias ou fungos que beneficiam as pessoas.
Bactérias encontradas em iogurtes ajudam a promover uma digestão saudável (green bacteria image by PixelMania from Fotolia.com)

Nem todas as bactérias e os fungos são ruins. Na verdade, a maioria das bactérias são inofensivas, e algumas são até benéficas. Da mesma forma, existem certos fungos, particularmente leveduras, que são úteis para as pessoas e podem ajudar a promover uma boa saúde. Muitas dessas boas bactérias e fungos ajudam na digestão. Outros são usados ​​em alimentos e medicamentos. Nos últimos anos, as bactérias e fungos benéficos começaram a ser utilizados como aditivos ou suplementos para promover uma digestão saudável.

Outras pessoas estão lendo

Lactobacilos

Os membros da família dos lactobacilos são encontrados no trato digestivo humano. O mais conhecido é o Lactobacillus acidophilus, também conhecido simplesmente como acidophilus. O acidophilus tem se mostrado como auxiliar em uma digestão saudável, ajudando a quebrar lactose e outros açúcares presentes no sistema digestivo. O Acidophilus é conhecido como um suplemento e pode ser encontrado em farmácias e lojas de nutrição em forma de cápsula. Além disso, o acidophilus quebra a lactose em ácido lacto. O meio ácido que é criado no intestino ajuda a inibir o crescimento de bactérias nocivas. Lactobacilos também têm outros usos. Eles são usados ​​para fazer alimentos fermentados, como picles, queijo, iogurte, chucrute, cerveja e vinho. Estudos têm demonstrado que os membros da família Lactobacillus possuem propriedades anti-inflamatórias e anti-tumorais, uma pesquisa mais profunda está sendo feita nessa área.

Bifidobacterium

As bifidobactérias, como os lactobacilos, são encontradas naturalmente no intestino humano. Elas também ajudam na digestão. Algumas marcas de iogurte são feitos com bifidobactérias porque acredita-se que elas ajudam a promover a regularidade e a reforçar a imunidade. As bifidobactérias tem mostrado propriedades anti-tumorais e estão sendo estudadas como um possível tratamento para certos tipos de câncer.

Penicillum

De todos os tipos de fungos benéficos, Penicillum é certamente o mais conhecido. Penicillum, que é derivado do mofo normalmente encontrado em pães velhos, é o ingrediente ativo da penicilina. A penicilina revolucionou a medicina, quando se descobriu que esta tinha propriedades antibacterianas. Doenças que antes eram devastadoras, como a sífilis e pneumonia bacteriana, podem ser tratadas de forma rápida e eficaz com a penicilina. Embora a eficácia da penicilina tenha sido um pouco diminuída por algumas bactérias nocivas que desenvolveram resistência a ela, a penicilina é ainda largamente utilizada como um antibiótico.

Saccharomyces cerevisiae

A Saccharomyces cerevisiae é mais comumente conhecida como levedura de cerveja ou de padeiro. Se você já assou um pão, você provavelmente encontrou este fungo. Este tipo de levedura de brotamento é usado em muitos produtos de panificação e na cerveja - na verdade o nome de "cerevisiae" é derivado da palavra latina para cerveja. É o que faz a massa do pão fermentar e a cerveja ficar borbulhante. Também é utilizada medicinalmente como um tratamento para a diarreia, em particular a que é causada pela utilização de antibióticos.

Outras bactérias e outros benefícios

Além das bactérias que ocorrem no corpo humano, há algumas bactérias que são benéficas de outras maneiras. Bactérias benéficas são muitas vezes utilizadas na agricultura e na aquacultura para promover a saúde das plantas e limpar a água. Por exemplo, os piscicultores e ecologistas muitas vezes adicionam misturas de bactérias benéficas nas lagoas. Essas bactérias ajudam a controlar algas, limpar as toxinas e manter o equilíbrio químico da água. Mesmo pessoas que têm peixes como hobby podem comprar soluções de bactérias benéficas em lojas de animais para manter seus aquários limpos e seus animais de estimação saudáveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível