Exercícios para aumentar a autoestima

Escrito por chelsea fitzgerald | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios para aumentar a autoestima
Pessoas com baixa autoestima não se apresentam ao mundo com o que têm de melhor (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

As pessoas com baixa autoestima não se apresentam ao mundo com o que têm de melhor. A falta de confiança em si mesmas faz com que elas sejam reservadas. Exemplos disso são não emitir opiniões em uma reunião de trabalho por medo de ser ridicularizada ou não se esforçar em uma corrida por não querer que os outros saibam que ela se preocupa com o resultado. Há exercícios que podem ser feitos em casa ou no trabalho para ajudar a melhorar a autoestima.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A baixa autoestima pode resultar da criação em uma família que não oferecia apoio. Ela também pode nascer do estresse ou do que parece ser um caso crítico de azar. Talvez você tenha um colega de trabalho ou chefe que sempre dá um feedback negativo para as suas tarefas. Todas essas coisas diminuem a autoconfiança e dificultam a saída do fundo do poço. A baixa autoestima pode ser um subproduto da depressão. Se você passa por episódios de desespero, tristeza e falta de vontade de viver e de continuar lutando é aconselhável procurar um médico. A depressão pode levar a pessoa a ter pensamentos suicidas.

Exercícios

Olhe-se no espelho todas as manhãs e cumprimente-se com um pensamento positivo, ou então repita em voz alta: "Eu tenho valor. Eu sou uma boa pessoa e eu tenho valor". Recite um mantra positivo todos os dias; pode ser o que sugerimos ou algum que você mesma invente. Com o tempo você começará a acreditar nele, pois sua mensagem é verdadeira. Você apenas precisa afirmar esse fato para si própria. Cuide do seu corpo e da sua saúde. Evite comidas pouco saudáveis. Tenha uma boa alimentação e pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana. A atividade física faz com que o corpo libere endorfinas que, segundo o site mayoclinic.com, proporcionam uma sensação de bem-estar. Use roupas que levantem o seu astral. Se você não tem condições financeiras de comprar roupas novas, siga a sugestão do site athealhth.com e visite bazares e brechós. Vista-se como uma pessoa que sente-se bem em relação a si mesma, que se sente bem-sucedida. Arrume-se bem. Usar maquiagem todos os dias, manter os cabelos arrumados e as unhas bem-feitas farão com que os outros a enxerguem como a pessoa confiante que, com o tempo, você passará a ser. Mime-se. Faça algo especialmente para você todos os dias. Isso pode ser dedicar-se a um projeto de carpintaria, para o qual nunca sobrava tempo ou ir à uma pedicure. Reserve uma hora para fazer uma boa leitura ou tomar um banho de banheira, caso você goste dessas atividades. Almoce fora ou faça uma caminhada com um amigo. Encontre tempo para fazer as coisas que considera importantes. Se você não arruma tempo para fazer coisas que lhe deem a sensação de ser importante e especial, ninguém mais irá fazê-lo. Sorria quando encontrar alguém conhecido no corredor ou na rua. Quanto mais sorrisos você dá, mais sorrisos recebe. Faça uma boa ação anonimamente a cada semana. Você sentirá a recompensa dentro de seu coração e essa alegria secreta ficará estampada no seu rosto, para que todos a vejam. Cerque-se de pessoas e de objetos de decoração que você goste. Não perca tempo com gente que a coloca para baixo. Passe seus momentos livre com quem a valoriza e levanta sua autoestima. Transforme sua casa em um porto seguro, onde você estará cercada de coisas que aprecia. Faça um jantar à luz de velas para si mesma ou para você e aquela pessoa especial. Pare de procrastinar. Faça uma lista do que precisa ser feito a cada dia, organizando os itens pela prioridade, e realize tais tarefas. Conforme for completando as atividades, risque-as da lista. Ver claramente o seu progresso sempre é importante. Escreva quais são seus objetivos e comece a torná-los realidade. Se você sempre sonhou em tocar trompete, faça com que isso aconteça. Caso queria mudar de emprego ou perder peso, escreva esses objetivos em uma folha de papel e seja proativo. Mesmo que você comece devagar, cada ação será uma inspiração para continuar. Você é única e preciosa e, portanto, deve usar seus dons e dividi-los com o mundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível