Saúde

Exercícios para labirintite

Escrito por erica roth | Traduzido por andre trapani possignolo
Exercícios para labirintite

Antes de realizar qualquer exercício, procure um médico

LuminaStock/iStock/Getty Images

A labirintite é um problema na parte interna do ouvido que pode causar problemas de equilíbrio. Um inchaço nesta região, geralmente resultado de um resfriado ou de uma infecção respiratória, altera os sinais referentes ao equilíbrio que seu cérebro recebe e processa. Se um médico te diagnosticou com labirintite, você provavelmente já teve tontura, náusea e zunidos no ouvido além dos problemas de equilíbrio. Contudo, existem exercícios que podem te ajudar a recuperar o equilíbrio e a treinar seu corpo para processar os sinais enviados pelos ouvidos. Os exercícios que você fará fazem parte de um tratamento chamado terapia de reabilitação vestibular (do inglês, VRT).

Movimentos repetitivos

Algumas ações, como mover a cabeça em certa direção, podem causar tontura ou náuseas quando se tem labirintite. O instinto primário é o de evitar este movimento. Entretanto, o VRT requer a prática destes movimentos da cabeça e do corpo para que seu sistema vestibular aprenda a compensar os sinais que causam o problema. Quando achar um movimento que leve a estes sintomas, por exemplo virar sua cabeça para esquerda, faça-o duas vezes por dia em uma série de cinco repetições, no mínimo. Escolha dois movimentos para trabalhar em uma série de exercícios. Caso haja outras posições que incomodem, trabalhe-as em outro momento.

Tai chi

A antiga arte chinesa do tai chi pode ser benéfica aos pacientes com labirintite pois seus movimentos suaves e repetitivos não causam tanta tontura quanto movimentos mais súbitos. As posições do tai chi também fortalecem seus tornozelos e quadris. Isto pode ajudá-lo a manter o equilíbrio até a inflamação no ouvido interno melhorar. A conexão entre corpo e mente do tai chi aumenta a sesanção de bem-estar, especialmente importante caso você esteja passando por uma depressão ou estresse, além de ajudar nos efeitos físicos da doença.

Videogames

Os videogames que possuem uma plataforma de equilíbrio, como o Wii, também podem trazer benefícios. Os exercícios de equilíbrio que requerem andar em linha reta, equilibrar-se sobre uma perna e manipular gráficos para certas áreas da tela podem ajudar seu sistema vestibular a compensar suas deficiências. Estudos da Vestibular Disorders Association indicam uma melhora nas condições de pacientes após o uso supervisionado de jogos de equilíbrio como uma forma de VRT.

Considerações

Os exercícios podem ajudar a compensar as dificuldades de equilíbrio associadas à labirintite, mas você não deve realizá-los assim que aparecerem os sintomas. O tratamento inicial dessa desordem deve incluir descanso e medicação. Uma vez que você se sinta melhor, seu médico poderá instruí-lo a iniciar o VRT. Consulte um profissional antes de começar terapias com movimentos repetitivos, jogos de equilíbrio e a prática de tai chi.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media