Exercícios de matemática para alunos da sétima série

Escrito por robin reichert | Traduzido por guilherme ferreira
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Exercícios de matemática para alunos da sétima série
Exercícios interativos de matemática para alunos da sétima série (math image by jaddingt from Fotolia.com)

Exercícios de matemática para alunos da sétima série podem ajudar a desenvolver um pensamento crítico, assim como aprimorar as habilidades matemáticas. Quebra cabeças de números, jogos de geometria e de lógica são divertidos e recompensadores quando os alunos conseguem resolvê-los. Faça exercícios de matemática individualmente, ou em pares competindo entre si, enquanto aprendem a resolver problemas de lógica.

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Quebra cabeça de número

Desenhe uma grade com duas colunas e três linhas, para que se formem seis quadrados. Desenhe um quadrado em cada lado da grade para que a linha do meio tenha seis blocos. A grande deve lembrar um "t" minúsculo e consistir de um total de oito blocos. As regras são simples: numere os blocos de um a oito, mas os número consecutivos não devem ficar lado a lado horizontal, vertical ou diagonalmente. Podem ser necessárias algumas tentativas antes dos alunos entenderem o padrão numérico para resolver o problema. Esse é um exercício de lógica e reconhecimento de padrão numérico. Um resposta possível para esse problema é: duas linhas superiores com seis e quatro; as linhas do meio com dois, oito, um e sete; a inferior com cinco e três.

Pontos e linhas

Comece com uma folha de papel e desenhe três ou cinco pontos em qualquer lugar da folha. Dois jogadores alternadamente devem juntar quaisquer par de pontos com uma linha. A linha não precisa ser reta e pode ligar quaisquer pontos. Quando o primeiro jogador completar a linha, ele desenha outro ponto no papel. O segundo jogador conecta dois pontos e desenha outro ponto. Apenas três linhas podem sair do mesmo ponto, e as linhas não devem se cruzar. Um ponto pode ser ligado a si mesmo (desenhe uma curva de um lado do ponto até o outro lado dele mesmo), mas se um jogado fizer esse movimento, conta-se como duas linhas originando do ponto. A linha pode ter qualquer comprimento ou forma, contanto que ligue dois pontos. O jogador pode desenhar um ponto em qualquer parte da folha. Os alunos melhorarão seu senso de espaço e seu pensamento estratégico. Eles devem notar o surgimento de um padrão. O número de pontos no papel sempre será três a mais do que o número de jogadas. Se o número de jogadas for ímpar, o jogador um sempre vencerá. Da mesma maneira, se o número de jogadas for par, o jogador dois sempre vencerá. Se os alunos contarem o número de cantos (as linhas que compreendem as partes exteriores), ele sempre será duas vezes o total do números de jogadas.

Quebra cabeça da roseira

O quebra cabeça da roseira desafia os alunos a pensarem criticamente ao tentar resolver um problema de matemática. Entregue para cada aluno um pedaço de papel com a seguinte pergunta impressa no topo: "Um jardineiro tem três roseiras. Ela quer plantá-las em cinco linhas retas, com quatro roseiras em cada linha. Como ela poderá fazer isso?" Os alunos devem descobrir como arranjar 10 roseiras para que haja quatro roseiras em cada linha. Eles podem usar lápis e papel para desenhar círculos que representem as roseiras, ou usar moedas, marcadores ou qualquer objeto pequeno que possam mover sobre o papel, experimentando várias configurações para resolver o problema. A resposta é colocar as roseiras para que as linhas retas formem uma estrela de cinco pontas. Nesse formato, haverá quatro roseiras em cada linha reta.

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