Exercícios para ruptura no ligamento cruzado

Escrito por sarah albrecht | Traduzido por elia regina previato
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Exercícios para ruptura no ligamento cruzado
O ligamento cruzado está localizado no joelho e ajuda a manter os ossos juntos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O ligamento cruzado está localizado no joelho e ajuda a manter os ossos juntos. O joelho é uma parte importante do corpo, permitindo que você fique estável, caminhe, corra, ande de bicicleta, sente e agache. Se estiver machucado, pode prejudicar gravemente a mobilidade cotidiana. Vários exercícios podem ajudar a reabilitar o ligamento cruzado depois de ter se curado.

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Ligamento cruzado

Há dois ligamentos cruzados. Um deles é o posterior e o outro é o anterior. Quando o posterior está machucado ou lesionado, provoca dor, inflamação e dor ao dobrar o joelho. Você também pode experimentar o falseamento do joelho em determinadas atividades. Para tratar uma ruptura posterior, coloque gelo no local e eleve o joelho. Permita que o ligamento se cure sem forçá-lo, enrolando o joelho com uma compressa para evitar movimentos acidentais. O ligamento cruzado anterior é mais grave. Você será capaz de dizer se ele se rompeu se ouvir um estalo e sentir um inchaço imediato, acompanhado de impossibilidade de suportar peso no joelho. Quando o ligamento anterior se rasgar, diminua o inchaço com compressas de gelo e elevando a perna. Nesse caso, geralmente será necessário atendimento médico e cirurgia.

Exercícios

O exercício faz coisas incríveis pelo corpo: melhora a circulação, aumenta a força e a mobilidade, e melhora a flexibilidade. Exercícios que fortalecem ajudam no funcionamento e crescimento dos músculos na barriga das pernas, tornozelos, tendões do jarrete e quadrangulares. Esses exercícios incluem corrida com cinto de flutuação ou colete em uma piscina, caminhadas, corridas leves, arrancadas, andar de bicicleta ergométrica ou agachamentos. Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é importante consultar o seu fisioterapeuta ou ter a aprovação do médico. Cada lesão é diferente e é essencial que o ferimento tenha tempo suficiente para se curar. Se o joelho ainda estiver fraco, uma boa ideia é usar uma joelheira. Se houver dor, pare de se exercitar, descanse o joelho e coloque gelo. Também é importante aquecer antes do exercício fazendo uma corrida leve ou caminhada, seguida de alongamentos. Após o exercício, tente fazer um desaquecimento, seguido de mais alongamentos.

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