Exercícios com tempos verbais no futuro para alunos de inglês como segunda língua

Escrito por david stewart | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios com tempos verbais no futuro para alunos de inglês como segunda língua
No inglês, existem três tipos de conjugação de futuro: futuro simples, futuro contínuo e futuro perfeito (Ableimages/Lifesize/Getty Images)

Um dos aspectos importantes da gramática que uma classe de inglês como segunda língua (ISL) precisa aprender é o tempo futuro. Fazê-los escrever seus planos para mais adiante pode ser uma boa maneira de conseguir exemplos para explicar essa conjugação. Os alunos geralmente têm facilidade para compreender a formação do tempo verbal no futuro simples. É importante que se saiba não só a forma afirmativa, mas também as formas negativas e interrogativas de uso. Uma vez que eles entendam o futuro simples perfeitamente, conduza-os gradualmente para os tempos verbais futuro contínuo e futuro perfeito.

Outras pessoas estão lendo

Futuro simples afirmativo

Para ensinar como conjugar o futuro simples, comece com seu uso afirmativo. Escreva uma fórmula no quadro-negro, como “Sujeito + will + conjugação básico do verbo”. Explique isso usando alguns exemplos, como: “I will talk” (Eu falarei), “She will come tomorrow” (Ela virá amanhã) e “It will be easy” (Isso será fácil). Peça que cada aluno fale uma frase sobre o que pretende fazer no dia seguinte, usando esse tempo verbal.

Outras conjugações de futuro simples

Certifique-se de que os alunos compreenderam a forma afirmativa e passe a ensinar outras conjugações de futuro simples, como a negativa, a interrogativa e respostas curtas. Escolha uma oração afirmativa como “She will come tomorrow” (Ela virá amanhã) e explique como torná-la negativa (“She will not come tomorrow”), interrogativa (“Will she come tomorrow?”) e respostas curtas (“Yes, she will” ou “No, she won’t”). Explique que tanto “will not” quanto “won’t” significam a mesma coisa, mas o uso depende da formalidade da situação. Peça aos alunos que trabalhem em duplas; deixe um deles dizer uma frase afirmativa e a outro convertê-la em negativa, interrogativa ou resposta curta.

Artigos de tempo e advérbios no tempo futuro

Um dos fatos importantes que os estudantes de ISL precisam aprender é que qualquer oração que fala de um evento futuro, mas inclui uma expressão de tempo – palavras como before (antes), after (depois), when (quando), as soon as (tão logo), unless (a menos que), while (enquanto), by the time (quando) e if (se) – não usa o tempo futuro, mas o presente simples. Dê exemplos para ilustrar esse ponto e aponte a forma correta de uso. Por exemplo, não dizemos “We will go shopping after you will come home”, mas “We will go shopping after you come home” (Iremos às compras depois de voltar para casa).

O uso do “going to”

Peça que os alunos escrevam o que pretendem fazer após terminar a sua graduação. Faça alguns deles lerem os seus textos. Caso eles tenham usado a palavra “will” para expressar o futuro, apresente-os às palavras “going to” como substitutas. Por exemplo, se alguém escreveu “I will start a business of my own” (Eu começarei um negócio próprio), mostre que isso também pode ser escrito como “I am going to start a business of my own” (Eu irei iniciar um negócio próprio). Explique que, às vezes, há uma diferença sutil entre “will” e “going to”, no sentido de que “will” é uma previsão, enquanto que “going to” indica um plano definido.

Futuro contínuo e futuro perfeito

Forme grupos de estudantes e peça que os membros de cada grupo escrevam um parágrafo com os eventos que acontecerão em suas vidas daqui a cinco anos. Eles escreverão usando “wiil” e “going to”. Use algum exemplo para explicar os tempos verbais futuro contínuo e futuro perfeito. Por exemplo, caso um aluno tenha escrito “In five years time, I will work in a school” (Daqui a cinco anos, eu trabalharei em uma escola), demonstre a utilização do futuro contínuo, como em “In five years time, I will be working in a school” (Daqui a cinco anos, eu estarei trabalhando em uma escola). Ajude os alunos a aprenderem a usar o futuro perfeito para falar de um acontecimento futuro, dizendo: “In five years time, I will have completed my bachelor’s degree” (Daqui a cinco anos, eu terei concluído meu bacharelado). Chame a atenção para o fato de que o futuro contínuo é usado para alguma atividade em andamento no futuro, mas o futuro perfeito refere-se a um evento futuro que só acontece até certo ponto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível