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Exercícios para tendões rompidos no braço

Atualizado em 20 julho, 2017

O manguito rotador é uma combinação de tendões no ombro que ajuda a estabilizar e girar o braço quando ele é levantado e rotacionado. Muitos atletas e levantadores de peso enfrentam problemas e lesões do manguito rotador e bíceps devido ao esforço excessivo e ao desgaste gradual. O rompimento de tendões no braço e ombro é muito comum. Vários exercícios podem ser feitos sem causar dor e lesão para fortalecer o tendão lesionado.

O manguinho rotador localiza-se na região do ombro, e lesões nestes tendões são muito comuns (Barry Austin/Digital Vision/Getty Images)

Exercícios de amplitude de movimento

Este exercício ajuda a recondicionar o seu braço a se mover confortavelmente na sua amplitude de movimento. Comece levantando-se e inclinando-se para que você fique de frente para o chão, quase se curvando. Você pode ter uma cadeira ou um móvel robusto na sua frente para apoiar o braço saudável para ter equilíbrio e apoio. Deixe o braço lesionado balançar na sua frente. Comece a desenhar pequenos círculos com o braço, movendo-se lentamente para não causar dor. Aos poucos, comece a desenhar círculos maiores, expandindo o alcance do movimento. Repita esse exercício de cinco a dez vezes ao dia, parando, se sentir qualquer dor.

Fortalecimento do manguito rotador

Para este exercício, você precisa de algo elástico, como um elástico ou tubo de borracha. Amarre uma ponta do equipamento elástico em volta de uma maçaneta e feche a porta. De frente para a porta, estique o braço machucado na direção dela, dobrando o braço em um ângulo de 90 graus. Puxe o elástico diagonalmente por cima da barriga, de modo que a porta se abra. Faça o movimento contrário e a porta começará a se fechar. Comece com dez repetições, e aumente gradualmente conforme o seu braço se fortalecer.

Fortalecimento das extremidades superiores

Com um peso leve em sua frente, deite no lado oposto ao braço machucado. Repouse o antebraço através de seu estômago, dobrando-o no cotovelo. Pegue o peso com o braço lesionado e erga, levantando seu antebraço e mantendo o braço paralelo. Repita 10 vezes no início.

Lesões no tendão do bíceps

As lesões de tendão no bíceps são um pouco diferentes das do manguito rotador. A reabilitação do seu braço começará com o uso de uma cinta para ajudar no movimento do braço. Uma vez que o seu médico ache que houve progresso o suficiente para que ele se mova por conta própria, você vai começar a realizar exercícios para o fortalecimento e reabilitação da amplitude de movimento. Flexões de bíceps com pesos muito leves ou elásticos podem, eventualmente, ser adicionadas ao exercício.

Para fazer uma flexão de bíceps com um elástico, comece segurando uma ponta na mão do braço machucado. Em seguida, estenda a outra ponta pelo chão na sua frente e pise nele, posicionando os pés na linha dos ombros, criando um pouco de tensão na parte do elástico que o seu braço lesionado está segurando. Delicadamente, enrole a ponta do elástico em torno de sua mão algumas vezes, para ter boa aderência. Levando o punho para cima, puxe lentamente o elástico em direção ao peito, contraindo suavemente seu bíceps conforme sua mão se move para cima. Abaixe o elástico lentamente. Repita lentamente de 15 a 20 vezes por dia, a menos que seu médico lhe oriente de outra forma.

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