Experiências com água super-resfriada

Escrito por michael e carpenter | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experiências com água super-resfriada
A água destilada contém somente moléculas de água e é a melhor opção para este processo (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Todo mundo sabe que o ponto de congelamento da água é 0° Celsius. Entretanto, é possível reduzir a temperatura da água para abaixo desse ponto sem que ela passe do estado líquido para o sólido. Este método chama-se super-resfriamento. O processo de fabricação e experimentação de água super-resfriada é simples e proporciona muitas oportunidades para explorar as propriedades da água.

Outras pessoas estão lendo

Água super-resfriada

Para preparar a água para permanecer no estado líquido mesmo a uma temperatura abaixo do ponto normal de congelamento, será necessário usar água destilada, uma tigela, um copo transparente, gelo e sal. Encha a tigela com a água até a metade, dissolvendo o máximo de sal possível nela, pois isso reduzirá o ponto de congelamento. Acrescente gelo. Coloque o copo na água com gelo. Encha o copo com água destilada o suficiente para evitar que ele flutue e coloque um termômetro dentro dele para medir a temperatura da água. Observe o termômetro para determinar quando a água atinge o estado de super-resfriada e para verificar qual é a temperatura mais baixa obtida.

Produzindo gelo

Depois que já tiver preparado a água super-resfriada, faça um experimento para saber como obter gelo instantâneo no copo. Por exemplo, remova o copo da tigela e coloque um pequeno cubo de gelo dentro dele. Quase toda a água do copo se converterá em gelo imediatamente. Observe o termômetro depois que a água tiver passado de super-resfriada para gelo sólido. A temperatura aumenta para 0 graus, o ponto de congelamento da água. O processo de criação de gelo instantâneo a partir de água super-resfriada, na verdade libera calor, aumentando a temperatura da água.

Testando os tipos de água

Faça testes para verificar se outros tipos de água atingirão o estado de super-resfriada sem congelamento - por exemplo, água da torneira ou engarrafada. Prepare o banho de gelo e sal e coloque um copo cheio de água da torneira. Analise o que acontece em seguida. Essa água não chegará a ficar super-resfriada, mas congelará. O motivo é que ela contém outros minerais e produtos químicos depositados em suas moléculas. Tente ferver a água por cinco minutos e então observe se ela atinge o estado de super-resfriada. Repita os testes com a água engarrafada para ver se obtém resultados diferentes.

Despeje mais água

Existe mais de uma forma de desorganizar as moléculas de água que converterão o líquido super-resfriado em gelo. Depois que tiver preparado esse líquido, despeje a água lentamente em outro copo. Assim que a água entrar em contato com a superfície do copo, ela se transformará em gelo. Continue despejando água no copo e observe a passagem do estado líquido para gelo mole à medida em que entra em contato com o gelo embaixo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível