on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Experiências científicas com grãos de feijão

Atualizado em 20 julho, 2017

A iluminação, a temperatura, o tipo e a compactação do solo afetam a germinação e o crescimento da semente do feijão. Recomenda-se deixar os grãos de molho por 24 horas antes de começar a experiência para acelerar a germinação e cultivar de maneira mais apropriada.

Alunos de todas as idades podem fazer experiências científicas com feijão (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Entendendo a anatomia do grão de feijão

Às vezes parece que o feijão é composto por apenas uma parte, mas, se analisarmos com mais atenção, perceberemos que há na verdade três. A parte mais evidente é a casca, que serve para proteger a semente. Outra parte evidente é o hilo, pelo qual o grão se ligava à planta que o gerou. A terceira parte é a micrópila, por onde entrou o pólen que formou a semente. Se cortarmos o feijão no meio, encontraremos mais quatro partes: o rizoide na parte de baixo, que forma as raízes, e o hipocótilo, localizado na parte de cima, que gera o caule e, posteriormente, as folhas. A cotilédone, por sua vez, é a maior das partes internas e fornece os nutrientes necessários para o crescimento.

Loading...

Os diferentes tipos de solo

Descubra se o tipo do solo afeta o desenvolvimento de sementes inteiras e das cortadas ao meio. Esolha três tipos; o arenoso, o argiloso e o de superfície podem ser comprados na maioria das lojas de jardinagem. Encha seis copos de plástico com a terra comprada -- dois com cada tipo de solo -- e escreva na parte de fora o tipo de solo contido e se o grão ali plantado está inteiro ou cortado ao meio. Plante então as sementes e regue-as com a mesma quantidade de água. Faça anotações diárias por um certo tempo ou até que as plantas tenham brotado.

Solos compactos ou macios

Um solo muito duro pode conter pouco oxigênio e, assim, fazer com que o feijão não brote de maneira adequada. Para ver se o crescimento de uma semente inteira está sendo afetado, encha mais dois copos de plástico com solo normal e comprima bem a terra de um deles. Marque um "C" na parte de fora desse copo e um "N" na do outro. Em seguida, coloque um feijão em cada um deles e regue de maneira igual. Faça observaçoes e anotações diárias por um certo período ou até que comecem a brotar.

Efeitos da temperatura

Veja se a temperatura afeta o crescimento dos feijões inteiros e dos cortados ao meio. Para isso, encha quatro copos de plástico com terra de superfície e coloque, em dois deles, feijões cortados ao meio. Coloque feijões inteiros nos outros dois. Marque nos copos se a semente que eles contêm está inteira ou cortada ao meio. Um de cada tipo de semente ficará à temperatura ambiente e outro será mantido sob refrigeração. Marque também a temperatura respectiva na parte de fora do copo. Regue todos eles da mesma maneira e leve à geladeira os que deverão ser mantidos em refrigeração. Anote também a temperatura para a qual a geladeira está configurada. Faça observações e anotações diárias por um período específico ou até que uma das sementes tenha brotado e a planta tenha começado a surgir.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...