Conhecimento

Atividades para o primeiro dia de aula de matemática

Escrito por kate taylor | Traduzido por débora sousa
Atividades para o primeiro dia de aula de matemática

Tornar os alunos interessados ​​na aula de matemática deve começar no primeiro dia em que eles entrarem na sala de aula

old math game image by peter Hires Images from Fotolia.com

O primeiro dia de aula deve ser um momento divertido e emocionante para alunos e professores. Muitas vezes, é um momento em que todos podem se concentrar em conhecer uns aos outros em um nível muito básico, para que possam alcançar o sucesso ao longo do ano escolar. Há muitas razões pelas quais o primeiro dia é importante ao ensinar uma aula de matemática. Alguns alunos ficam nervosos diante da matéria, outros a acham entediante e outros ainda estão esperançosos de que sua aula será tão emocionante quanto esperam que seja. Ter uma atividade introdutória divertida para os alunos em uma aula de matemática é uma ótima maneira de garantir o sucesso ao longo do ano. Todas as seguintes atividades são ótimas para o ensino fundamental, mas as atividades "Matemática sobre mim" e "Já um teste" podem ser adaptadas para o ensino médio.

Outras pessoas estão lendo

Gráfico de barras de aniversário

Os gráficos de barras são uma parte muito importante da matemática. Essa atividade não é apenas uma boa decoração visual para a sala de aula, mas também uma ótima maneira para que os alunos se apresentem e lembrem os aniversários de cada um durante o ano letivo. O professor deve preparar doze pilhas de tiras de papel colorido para os alunos, cada uma marcada para um mês diferente. Eles devem escrever seus aniversários na faixa colorida que corresponda ao seu mês de nascimento e, em seguida, colocá-las em ordem cronológica no gráfico de barras visual que o professor tiver criado.

O que há em um nome?

Essa atividade é uma ótima maneira para que os alunos se apresentem pelo nome enquanto aprendem sobre a contagem e os números. Os professores devem começar pedindo para as crianças contarem o número de letras em seus primeiros nomes. Em seguida, eles devem partilhar os nomes e quantas letras eles têm em voz alta, enquanto o professor registra as informações de cada aluno. A partir daí, pode-se criar um gráfico e discutir quem tem o nome mais curto e o mais longo. Essa atividade usa números e gráficos, ambos conceitos muito importantes em uma aula de matemática.

Matemática sobre mim

Nessa atividade, os alunos devem preencher um formulário que inclui informações como data de nascimento, endereço, número de telefone, número favorito, número de pessoas na sua família e qualquer outra informação que envolva números que os interessariam. Após o preenchimento dos formulários, peça para eles compartilharem as informações em grupos para saber quais números eles têm em comum com os colegas. Essa atividade os ajudará a aprenderem um pouco sobre cada um, e mostrará como os números são importantes na vida cotidiana.

Já um teste!

Essa atividade é ótima para os alunos que estão apreensivos sobre a matemática. Informe às crianças que elas farão um teste hoje e que será o mais difícil do ano, pois elas não estão preparadas. Peça para que elas peguem um lápis e papel, e depois faça perguntas básicas sobre eles próprios que tenham a ver com números. Por exemplo, peça para o aluno registrar quantos irmãos e irmãs ele tem, quantos animais de estimação, qual o número favorito e quantos anos ele tem. Recolha os papéis e diga às crianças que elas acabaram de passar na prova mais difícil do ano e que estarão preparadas para todas as outras.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media