Mais
×

Experimento com leite e vinagre para feiras de ciências

Atualizado em 17 abril, 2017

Achar um tópico para um projeto de feira de ciências pode ser tão fácil quanto verificar a despensa da cozinha ou geladeira. Frequentemente esses projetos usam itens encontrados em casa. Uma base como o leite e um ácido, como o vinagre, são dois dos ingredientes mais comuns em experimentos de feiras de ciências.

Leite e vinagre são itens comuns usados em projetos para feiras de ciências (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Faça leite plástico

Um experimento do site Science Bob demonstra como fazer uma massa maleável de leite e vinagre. Os alunos produzirão a caseína, que é o que se forma quando a proteína do leite se encontra com um ácido no vinagre. Aqueça o leite mas não deixe-o ferver e, em seguida, adicione pequenas quantidades de vinagre e mexa. Despeje a mistura através de uma peneira. Como os dois líquidos não se misturam, formam-se bolas. Enxague as bolas quando esfriar e aperte-as para formar uma bola maior ou qualquer outra forma escolhida. Deixe-a endurecer.

Alunos podem fazer outros testes, usando tipos diferentes de leite e ácidos variáveis. O "leite plástico" resultante e detalhes de sua criação podem ser exibidos na feira de ciências.

Obtendo água de leite ou vinagre

Muitos líquidos naturais são uma mistura de duas ou mais substâncias químicas, portanto um bom projeto seria tentar separar ou extrair substâncias alterando as propriedades físicas de um líquido. Por exemplo, o experimento do site Science Project procura determinar se a água pode ser extraída da tinta, do vinagre e/ou do leite, elevando ou diminuindo suas temperaturas.

Deixe os alunos aquecerem o leite em uma panela coberta e, em seguida, levante a tampa para ver se há a formação de condensação. Se sim, a água foi extraída. Em seguida, faça o mesmo com o vinagre. Crie um pôster explicando por que isso acontece para exibir na feira de ciências.

Separação das partículas do leite

Um experimento do site Princeton Materials Institute procura demonstrar que o leite é feito de partículas suspensas na água. O projeto usa o vinagre para criar uma mistura que gera pequenas partículas brancas no leite. O vinagre (ou quase qualquer tipo de ácido) causa uma coagulação nas partículas ou pequenos amontoados brancos que podem ser filtrados do leite.

Comece despejando um pouco de leite desnatado e adicionando vinagre. Mexa e, em seguida, despeje a mistura através de um filtro de café. As partículas devem ser deixas para trás. Em uma feira de ciências, os alunos podem exibir essas partículas em conjunto com explicações de como elas foram criadas e o porquê.

Fazendo cola

O site Practical Chemistry descreve um experimento que permite aos alunos fazer cola a partir de leite e vinagre. Diferentes tipos de leite e vinagre produzem colas de força variáveis.

Meça 5 partes de leite e 1 parte de vinagre em uma proveta e aqueça-a, mexendo constantemente até que pequenos amontoados comecem a se formar. Desligue o fogo e continue mexendo até que não haja mais a formação de partículas. Deixe-as descansar, retire o líquido do topo e filtre o resto da mistura. Os amontoados, ou coágulos, é o que é filtrado. Adicione uma pequena quantidade de água a eles e mexa até ter uma mistura suave. Essa é a cola.

Esse experimento ajuda os alunos a aprender sobre proteínas e outras substâncias químicas. Como parte de uma exibição para um feira de ciências, a cola pode ser testada usando dois palitos e um peso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article