Mais
×

Lista de gases inflamáveis

Atualizado em 17 abril, 2017

Os gases podem ser classificados em três grupos: oxidantes, inertes e inflamáveis. Os primeiros, como o oxigênio e o cloro, sozinhos não possuem inflamabilidade, mas agirão como oxidantes e ajudarão na combustão. Os gases inertes não são combustíveis mesmo e, às vezes, são usados em sistemas de extinção de incêndios. O dióxido de carbono e o hélio são exemplos de gases inertes. Já os inflamáveis, nas proporções adequadas, podem ser explosivos quando misturados com o ar. O hidrogênio, butano, metano e etileno são exemplos.

Para o transporte, os gases inflamáveis são, geralmente, liquefeitos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Hidrogênio

O hidrogênio é o mais básico dos elementos. Seu nome vem das palavras gregas que significam "formação de água". Ele foi produzido em laboratório em 1671, antes de ser compreendido como um elemento. É usado como combustível para as estrelas, potencializando reações nucleares que queimam por bilhões de anos. Quando misturado com oxigênio, é altamente combustível. Essa substância está presente em muitos compostos comuns encontrados no dia a dia, como: água, peróxido de hidrogênio e até mesmo o açúcar.

Butano

O termo butano pode se referir ao alcano n-butano ou para seu outro isômero, o isobutano. Ambos gases são incolores, inodoros, fáceis de se liquefazerem e extremamente inflamáveis. O gás butano é usado em acampamentos para fogões portáteis. Às vezes, ele é misturado com propano e vendido comercialmente, sendo utilizado como fluido de isqueiro ou um aerossol propulsor. Na sua forma mais pura, é usado como um resfriador, além de ser um refrigerador mais sustentável à camada de ozônio.

Metano

O metano, normalmente vendido sob o nome de gás natural, é usado principalmente como combustível para aquecedores residenciais e comerciais. Já que é explosivo quando presente no ar, os vazamentos de gás são perigosos. Em seu estado natural, essa substância é incolor e inodora, por isso as empresas adicionam fragrâncias sulfurosas desagradáveis, facilitando a detecção desses vazamentos. Na natureza, o metano é encontrado em reservatórios subterrâneos e, normalmente, com depósitos de petróleo. Geralmente, o metano é processado antes de ser vendido, de forma a remover o propano, butano e outras impurezas, sendo algumas comercializadas separadamente.

Etileno

O etileno não possui cor, odor e é principalmente produzido pelas plantas, apesar de ser fabricado artificialmente. Ele é conhecido como o hormônio de amadurecimento das frutas, flores e vegetais. Colocar produtos em sacos de papel faz com que os níveis dessa substância dentro do saco aumentem, por causa da fruta ou do legume propriamente dito, que produz esse gás. A presença do etileno acelerará o processo de amadurecimento. O mesmo efeito ocorre em outros espaços fechados, como caminhões de frutas e armazéns. O elemento gasoso em questão é inflamável quando presente na atmosfera, contendo de 13 a 32% de concentração.

Outros gases inflamáveis

Existem ainda muitos outros gases que podem se tornar inflamáveis quando misturados com o ar ou oxigênio, incluindo acetileno, amônia, etano, propano e silano. Alguns desses são usados comercialmente para grelhas ou para aquecedores residenciais. Quando utilizados em sua forma inflamável, sempre fique atento às propriedades do gás específico, por exemplo, o nível de ventilação necessário e se o gás vai flutuar e alcançar seu teto ou se infiltrará no seu piso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article