Falhas ao abrir a porta de um roteador com UPnP

Escrito por steve mcdonnell Google | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Falhas ao abrir a porta de um roteador com UPnP
Aprenda a identificar problemas com o encaminhamento de portas do roteador (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A maioria dos roteadores utiliza a tecnologia "Universal Plug and Play" (ligar e usar), ou UPnP, que permite que um programa solicite e encaminhe uma porta do roteador para um computador específico da rede. Nem todas as solicitações de UPnP são bem sucedidas, e quando falham em abrir e encaminhar a porta, o programa solicitante geralmente é o culpado. Para solucionar o erro, reveja as falhas mais comuns.

Outras pessoas estão lendo

UPnP desabilitado

O UPnP é uma opção de configuração presente na maioria dos roteadores, mas nem sempre ele vem habilitado. Se você mantiver as configurações iniciais do roteador e o UPnP não estiver habilitado, a solicitação falhará. Neste caso, verifique as configurações do roteador e certifique-se que o UPnP está ativado.

Porta já encaminhada

Quando um programa solicita uma porta através da UPnP e esta é encaminhada manualmente, a solicitação falhará. Por exemplo, se você encaminhar manualmente a porta 5555 para o 192.168.100.1 e o programa solicitar que a UPnP encaminhe esta para 192.168.100.2, a solicitação falhará porque a porta já está encaminhada. Em muitos casos, a solicitação do UPnP falhará até quando for idêntica às configurações manuais da porta. Edite as configurações do roteador e remova a porta encaminhada manualmente para que a solicitação funcione propriamente.

Porta já em uso

Uma porta só pode ser usada por um computador por vez. Se você tem vários computadores em uma rede com um único roteador e um solicitar a UPnP para a porta 5555, nenhum outro conseguirá solicitar essa porta até que ela seja liberada. Por isso, caso a solicitação falhe, verifique se vários computadores não estão solicitando a mesma porta simultaneamente.

Dois roteadores na rede

Se a solicitação do UPnP for bem sucedida, e mesmo assim a porta não for encaminhada, pode ser que você tenha, sem saber, dois roteadores na rede. Alguns modems DSL ou a cabo tem um roteador embutido. Quando você conecta um segundo roteador, um wireless, por exemplo, é necessário encaminhar portas do modem para o roteador, porque o UPnP só pode solicitar portas do dispositivo mais próximo. Edite as configurações para o modem ou para o roteador e desligue a opção de roteador mudando de "route" (roteador) para "bridge" (ponte).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível