Em que fase da gravidez o feto começa a se movimentar e chutar?

Escrito por barbara diggs | Traduzido por lily alves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Um dos momentos mais esperados e emocionantes da gravidez é quando uma mãe de primeira viagem sente o bebê chutar e mover-se dentro dela. Nas semanas que antecedem aquele momento, tudo o que qualquer grávida pensa é: quando isso irá acontecer? O feto começa a se movimentar em torno da sétima semana de gravidez, mas ele é tão pequeno que a mãe pode não senti-lo. A maioria das mães não começam a sentir o feto se mover até de 15 a 20 semanas de gravidez, embora algumas possam sentir mais cedo ou mais tarde do que isso.

Outras pessoas estão lendo

Movimento fetal precoce (Semanas 7-12)

O feto começa a se movimentar em torno da sétima semana de gestação, logo após que o seu coração começa a bater. Ainda que a mãe não consiga detectar esse movimento -- neste ponto, o feto é tecnicamente ainda um embrião medindo cerca de 3 cm -- ela é capaz de vê-lo acenando seus minúsculos braços e chutando as pernas através do ultrassom.

Movimentos no começo do segundo trimestre (Semanas 13 - 20)

Os primeiros movimentos que a mãe consegue sentir são chamados de "aceleração". Muitas mães de primeira viagem não percebem quando eles ocorrem, já que os movimentos fetais precoces muitas vezes são confundidos com gases. Diferentes mulheres descrevem a sensação de movimento do bebê de maneiras diferentes. De acordo com o Baby Center, algumas mulheres dizem que sentem algo como pipocas estourando, batidas de asas de borboletas ou um peixinho nadando.

Movimento fetal no fim do segundo trimestre (Semanas 21 - 27)

À medida que o bebê cresce, o seu movimento se torna mais forte e mais definitivo. Durante o segundo trimestre, a maioria das mulheres sentem chutes e socos, e o bebê se contorcendo e rolando. O parceiro da mulher pode ser capaz de sentir parte desse movimento ao tocar a barriga. Em alguns casos, o movimento é tão forte que pode ser visto do lado de fora: a barriga da mãe salta e desliza como o bebê.

Movimento fetal no começo do terceiro trimestre (Semanas 28 - 32)

Até o início do terceiro trimestre, a maioria das mães podem sentir o bebê chutando regularmente (embora não necessariamente com frequência). Nesse momento a mulher deve começar a acompanhar os movimentos do seu bebê contando os chutes. Esse exercício pode ajudar a mãe a tomar conhecimento de qualquer diminuição incomum e identificar um problema em potencial. Segundo a American Pregnancy Association (Associação Americana de Gravidez), a mãe deve fazer a "contagem de chutes", na mesma hora todos os dias, de preferência no momento em que o bebê está ativo. Devem ser contados pelo menos dez chutes dentro de duas horas.

Movimento fetal no fim do terceiro trimestre (Semanas 32 - 40)

Próximo da semana 32, a mãe pode começar a sentir menos movimentos, uma vez que o bebê cresceu tanto que ele tem menos espaço para se movimentar no útero. Ela deve continuar fazendo suas contagens de chutes e relatar ao seu médico qualquer atividade estranha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível