Fatores de risco que predispõem alguém a Hipertensão

Escrito por erin watson-price | Traduzido por diego dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatores de risco que predispõem alguém a Hipertensão
O estresse pode ocasionar um temporário aumento da pressão arterial (Monkey Business Images Ltd/Valueline/Getty Images)

De acordo com órgãos de pesquisa em saúde, aproximadamente um em cada três adultos no Brasil sofre de hipertensão ou pressão alta. Pressão sanguínea é a quantidade de sangue que exerce pressão sobre as artérias que fluem por todo corpo. Vários fatores de risco podem aumentar a pressão arterial permanentemente.

Outras pessoas estão lendo

Idade

O risco de hipertensão aumenta conforme a idade. Estudiosos afirmam que homens acima de 45 anos e mulheres acima dos 55 anos são mais propensos a desenvolver hipertensão.

Peso

Estar acima do peso ou obeso aumenta a quantidade de sangue necessária para circulação de oxigênio nos tecidos do corpo humano. Embora um peso específico não indique um risco, o índice de marca corporal (IMC) pode determinar se uma pessoa está dentro dos limites estatísticos para o peso ideal e saudável conforme sua idade e altura.

Raça

Pesquisadores concordam que afrodescendentes estão mais propensos a ter hipertensão do que pardos ou brancos. Além disso, afrodescendentes estão mais sujeito a doenças relacionadas à alta pressão arterial, tais como acidente vascular cerebral, doença arterial coronariana e insuficiência renal. De acordo com estudiosos, as pesquisas ainda não dão uma resposta definitiva. Entretanto, um alto incidente de hipertensão em afrodescendentes pode ser devido à fatores genéticos, ambiente, ou a combinação de ambos. Clínicos e cientistas sabem que afrodescendentes respondem de forma diferente a medicamentos de pressão alta, e que o estilo de vida tradicional de afrodescendentes tem menor incidência de hipertensão do que outras raças, em contrapartida.

Sexo

Segundo pesquisadores, antes dos 45 anos, homens estão mais propensos do que as mulheres a desenvolver hipertensão. Entre 45 e 54 anos, o risco para ambos os sexos parece ser o mesmo. Após 55 anos, entretanto, as mulheres estão mais propensas a ter pressão alta. Isso acontece possivelmente devido à menopausa. Infelizmente, não se sabe de fato o motivo pelo qual homens estão mais suscetíveis a hipertensão antes dos 45 anos.

Hábitos de exercícios

As pessoas que se exercitam quase nunca ou nunca apresentam risco a ter hipertensão. Em parte, isso se volta à questão da obesidade, uma vez que as pessoas que se exercitam menos tendem estar acima do peso. Exercitar também se relaciona com as funções do coração. O coração é um músculo que, se não for estimulado, suas artérias podem tornar-se doentes. De acordo com especialistas, pessoas inativas têm batimentos cardíacos mais altos e quanto mais o coração trabalha para bombar o sangue maior será a pressão sobre as artérias.

Hábitos alimentícios

Dietas com alto índice de sódio e pouco potássio podem aumentar a pressão sanguínea. Além disso, ingerir bebidas alcoólicas pode temporariamente aumentar sua pressão arterial, e a ingestão crônica de álcool pode ocasionar períodos extensos de hipertensão.

Estresse

Embora o estresse possa ocasionar temporariamente pressão alta, segundo especialistas, seus efeitos a longo prazo não podem ser claramente definidos.

Condições pré-existentes

Pessoas diagnosticadas com doenças do coração, colesterol alto, diabetes, doenças renais e ou apneia do sono apresentam um risco de ter hipertensão.

Histórico familiar

Se sua família tem um histórico de pressão alta ou doenças cardiovasculares, isso também aumenta seu risco de desenvolver pressão alta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível