Fatos interessantes sobre o tênis Vans

Escrito por aleksandra ozimek | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos interessantes sobre o tênis Vans
Tênis Vans ajudam skatistas a manter o equilíbrio (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Skatistas ou aqueles com preferência por sapatos mais casuais identificam-se facilmente com os tênis Vans. A Vans está no mercado desde 1966 e tornou-se uma marca popular de tênis esportivos. Em sua coleção existem tênis, sapatos para skate, sapatos para BMX e sapatos para snowboard, que buscam atingir o público jovem e aqueles praticantes dos esportes. Os Vans mantêm-se autênticos até mesmo quando estão desgastados e usados, refletindo o conforto e a versatilidade que trazem para o cotidiano.

Outras pessoas estão lendo

O começo

A Vans começou como uma empresa de borracha, criada por Paul Van Doren e seus parceiros, na região de Boston. Van Doren, que amava cavalos e pistas de corrida, trabalhou em uma fábrica de calçados, a Randy's, onde mais tarde tornou-se vice-presidente executivo. Essa empresa tornou-se uma grande produtora de sapatos, produzindo tênis canvas, mas perdeu o impulso, ao longo do tempo. Isso motivou Van Doren a começar uma nova companhia de sapatos. A Vans começou sendo chamada de "empresa de borracha Van Doren" e os seus maiores concorrentes eram a Randy's, a Ked's e a Converse.

Primeiros sapatos

Os tênis Vans ainda não tinham nomes, mas eram identificados com números. O estilo mais popular em sua inauguração foi o #44, conhecido atualmente como o tênis "autêntico". Esse calçado, feito de lona grossa e fio de nylon, possuía as cores azul-marinho, branco, verde e vermelho, mas alguns anos mais tarde foi o recém-introduzido preto que o tornou o mais vendido. Entre a coleção, havia os sapatos para barco, de lona para barco e de deck de couro, para homens, mulheres e crianças. A Vans era diferente, pois os sapatos eram feitos e vendidos no mesmo dia aos consumidores.

Para skatistas

Por volta dos anos 1970, os skatistas e os corredores de BMX desenvolveram um interesse nos tênis Vans coloridos. Como resultado disso, o couro foi introduzido e usado nas pontas e nos calcanhares, que eram bem desgastados pelos skatistas. Em torno de 1975, eram produzidos sob encomenda tênis para skatistas, com traseiras acolchoadas, estruturas de calcanhar, boca acolchoada e várias combinações de cores e marcas, sendo as laterais a parte mais significante, que protegia skatistas de acidentes. Segundo a Vans, "Skatistas que gostam da estrutura e das solas duras da Vans são vistos praticando esportes por todo o sul da Califórnia, no início dos anos 1970".

Novos estilos

A Vans é uma competidora entre as marcas de tênis esportivos. Com o passar dos anos, modelos foram criados para outros esportes, como beisebol, paraquedismo, lutas e basquete. Em 2004, a Vans permitiu aos consumidores fazerem o próprio modelo de tênis online. Além disso, ela patrocina um parque de skate, o Vans Warped Tour -- que é um festival de música e esporte -- e campeonatos de skate de rua. A marca sempre está no coração desses eventos. Recentemente, designers de moda desenharam os próprios modelos de Vans, juntamente com a empresa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível