Fatos sobre o bronzeamento artificial

Escrito por gianna rose | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos sobre o bronzeamento artificial
Camas de bronzeamento artificial usam raios UVA que penetram profundamente na pele e causam danos (blue image by M3Dia Solution from Fotolia.com)

Um milhão de pessoas nos Estados Unidos usam camas de bronzeamento artificial todos os dias mesmo sabendo dos riscos de câncer de pele, envelhecimento precoce da pele, supressão imunológica e lesão nos olhos, incluindo cataratas e melanoma do olho. Setenta por cento são mulheres entre 16 e 29 anos. Estar bronzeada é considerado atraente e um sinal de saúde e vitalidade, mas é importante ter consciência dos efeitos negativos do bronzeamento artificial para a saúde e a aparência.

Outras pessoas estão lendo

Equívocos

Embora ter um bronzeado o ano todo seja considerado atraente e seja algo que muitos façam para melhorar sua aparência, o bronzeado é, na verdade, um sinal de dano à pele, de acordo com Sharon Miller, uma cientista e especialista internacional em radiação UV e bronzeamento. Ao ficar exposto a raios UV perigosos, a pele tenta se proteger produzindo melanina, o pigmento que a escurece. Com o tempo, isso levar a um envelhecimento precoce, que inclui rugas, flacidez e manchas marrons e aumenta o risco de câncer de pele.

Fatos sobre o bronzeamento artificial
Embora seja considerado atraente, o bronzeado é, na verdade, um sinal de dano a pele (sunny day smile image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Avisos

Ambos o departamento de saúde e serviços humanos dos Estados Unidos e a agência internacional de pesquisa sobre o câncer caracterizam a radiação ultravioleta do sol e de fontes artificiais, como camas de bronzeamento artificial e lâmpadas de sol, como uma substância conhecidamente cancerígena, ou seja, causadora de câncer. Evidência a partir de muitos estudos mostram que a exposição à radiação UV do bronzeamento artificial é associada com um risco maior de melanoma e outros tipos de câncer de pele, como o carcinoma escamoso e o carcinoma basocelular. O melanoma é o tipo mais mortal de câncer de pele, pois ele se espalha rapidamente da pele para os órgãos internos.

Estudos

A agência internacional para pesquisa sobre o câncer concluiu que os dispositivos de bronzeamento artificial são mais perigosos do que antes pensando e alterou esses dispositivos para a categoria mais alta de risco de câncer "cancerígeno para humanos" em Julho de 2009.

Um estudo da Universidade de Minnesota em Maio de 2010 descobriu que o bronzeamento artificial dobra o risco do câncer de pele melanoma e quanto mais horas gastas realizando a atividade, maior o risco. Usuários frequentes, classificados como aqueles que já fizeram mais de 100 sessões de bronzeamento ou 50 horas, possuem um risco ainda mais alto.

Fatos sobre o bronzeamento artificial
Camas de bronzeamento artificial são classificadas como substâncias cancerígenas conhecidas, ou agentes causadores de câncer (radioactive image by Soja Andrzej from Fotolia.com)

Falsas alegações

Apesar dos riscos do bronzeamento artificial, muitos salões continuam a perpetuar os mitos que a atividade é segura. As alegações foram tidas como falsas, incluindo as de que o bronzeamento artificial é mais seguro do que o sol, causa menos câncer de pele e é uma maneira segura de aumentar os níveis de vitamina D. As camas de bronzeamento utilizam raios UVA, que são raios de onda longa que penetram mais profundamente na pele do que raios UVB. Esses raios causam mais danos devido a sua penetração mais profunda, como o envelhecimento precoce, melanomas e outros tipos de câncer de pele e dos olhos.

Fatos sobre o bronzeamento artificial
Os riscos do bronzeamento artificial devem ser uma preocupação séria (Beautiful woman thinking... image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Envelhecimento precoce

O fotoenvelhecimento refere-se aos danos causados à pele por exposição a raios UV. Na verdade, a maioria das mudanças na pele que associamos com o envelhecimento são causadas pelo fotoenvelhecimento. Essas mudanças incluem linhas e rugas finas e profundas, "pés de galinha" ao redor dos olhos, pálpebras flácidas, vasos sanguíneos estourados e uma aparência de pele de lagarto. O bronzeamento a partir de qualquer fonte acelera todos os sinais de fotoenvelhecimento, mas acredita-se que o bronzeamento artificial causa danos mais rápido e severamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível