Fatos sobre o lagarto amarelo de manchas

Escrito por christien aguinaldo | Traduzido por valéria magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos sobre o lagarto amarelo de manchas
Lagartos amarelos manchados (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O nome científico para o lagarto amarelo manchado é Lepidophyma flavimaculatum. Já o nome não científico correto é lagarto amarelo manchado noturno tropical. Embora seja nativo da América do Norte e do Sul, ele vive em um pequeno pedaço entre o México e o Panamá e atinge um comprimento de cerca de 13 cm. Na natureza, pode viver até 15 anos.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

O lagarto amarelo manchado recebe esse nome devido às duas fileiras de pontos amarelos que descem de suas laterais. A pele tem uma variação de cor entre o marrom escuro e preto, também sendo áspera. Na cabeça, a textura da pele é um pouco diferente, assemelhando-se à pele de cobra. Até mesmo a forma da cabeça é semelhante a uma cabeça de cobra. Ela é achatada, com olhos de cada lado. A barriga do lagarto é amarelo-claro. A cauda tem faixas de escamas sobrepostas nítidas e espinhas.

Fatos sobre o lagarto amarelo de manchas
Pontos amarelos nas costas do lagarto (nattanan726/iStock/Getty Images)

Habitat

O lagarto prefere viver no chão úmido das florestas fluviais tropicais, secas tropicais e úmidas subtropicais. Ele vive sob restos de folhas, cascas de árvores, pedras, galhos e troncos em decomposição. Eles também podem ser encontrados em cavernas, fendas rochosas e em tocos de árvores. Às vezes, algumas espécies podem viver na água.

Fatos sobre o lagarto amarelo de manchas
Floresta tropical exuberante (Sergey Chernov/iStock/Getty Images)

Dieta

O lagarto manchado amarelo se alimenta de cupins, formigas, grilos, escorpiões, aranhas e centopeias. Os lagartos que vivem na água usam suas caudas para impulsionar-se para fora dela, para pegar mosquitos, larvas e outros insetos.

Fatos sobre o lagarto amarelo de manchas
Formiga sobre uma folha (BrankoBG/iStock/Getty Images)

Reprodução

A maioria dos lagartos amarelos manchados é vivípara. Os embriões se desenvolvem dentro da fêmea e quando amadurecem ela dá à luz. Ela pode levar vários anos para atingir a maturidade sexual e só então dar à luz de cinco a oito crias entre os meses de junho e julho. Se não há machos presentes, a fêmea é capaz de se reproduzir assexuadamente. A prole resultante é sempre fêmea.

Fatos sobre o lagarto amarelo de manchas
Lagarto amarelo manchado (ladyminnie/iStock/Getty Images)

Tê-lo como um animal de estimação

O lagarto manchado amarelo é um réptil tímido e raramente aparece para as pessoas na natureza. Algumas pessoas o mantêm como um animal de estimação, mas isso é raro. Os cientistas acreditam que o número de lagartos existentes está diminuindo no estado selvagem devido à destruição de seu habitat. O problema em mantê-lo como um animal de estimação é garantir uma hidratação adequada na gaiola. Se não há hidratação suficiente, o lagarto achará que é mais difícil para procriar. Embora ele não seja perigoso para as pessoas, ele ainda pode ser capaz de infligir uma mordida dolorosa.

Fatos sobre o lagarto amarelo de manchas
Garoto observando lagarto de estimação (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível