Mais
×

Fatos sobre a moeda de 1 centavo americana com a imagem de Lincoln

Atualizado em 17 abril, 2017

As moedas de 1 centavo com a imagem de Lincoln têm circulado nos EUA desde 1909 e foram as primeiras moedas americanas a possuirem um retrato. Entre 1909 a 1959, o verso da moeda trazia dois ramos de trigo, mas desde então passou a exibir a imagem do monumento americano Lincoln Memorial. Enquanto as versões mais antigas da moeda eram feitas de cobre, as mais novas são feitas de zinco.

Moeda de um centavo de dólar (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Curiosidade

O termo oficial utilizado pela casa da moeda americana para denominar sua menor moeda não é "penny" (forma como as pessoas normalmente a chamam) e sim "Lincoln Cent" (centavo de Lincoln).

A primeira edição

O centavo de Lincoln foi a primeira moeda a trazer um retrato, comemorando o centésimo aniversário do nascimento dele. O artista Victor David Brenner foi escolhido a dedo por Theodore Roosevelt para criar o desing da moeda, depois de ver uma escultura de Lincoln criada por ele.

O verso da moeda

O centavo de Lincoln já teve dois versos diferentes. O primeiro deles trazia ramos de trigo, e as moedas eram identificadas como "centavos de trigo". O verso atual, lançado em 1959, traz a imagem do monumento Lincoln Memorial.

Materiais

Entre 1909 e 1982, o centavo de Lincoln era feito de 95% de cobre e 5% de zinco e latão, exceto em 1953, quando eram feitos de aço e zinco. Após 1982, a moeda passou a ter 97,5% de zinco e 2,5% de cobre.

Custo

O custo verdadeiro de um centavo de Lincoln depende do ano e de quanto o mercado está pagando pelo material utilizado na moeda. Um centavo de Lincoln composto de 97,5% de zinco e 2,5% de cobre, vale 0,0083 centavo, de acordo com o preço do quilo de cobre e de zinco nos EUA, presumindo-se que uma moeda de 1 centavo pese 3 gramas.

O centavo bicentenário

No dia 22 de Setembro de 2009, a casa moeda americana lançou quatro tipos decorativos de moedas de um centavo, exibindo estágios diferentes da vida de Lincoln: o chalé onde nasceu, a imagem dele sentado em um tronco ao ler um livro, ele em frente ao prédio do Capitólio de Illinois, e o prédio do Capitólio americano, durante a reunião da cúpula. Essas moedas foram feitas para comemorar o ducentésimo aniversário dele e o centésimo aniversário da primeira dessas moedas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article