Mais
×

Férias de verão: Dicas de diversão na praia

Getty Images

Introdução

O ano acabou. O verão despertou. O seu descanso chegou. Assim pode ser definido o clima que vem abordo das três palavras mais esperadas do ano: férias de verão. Tão importante quanto a chegada da temporada é saber para onde você pretende viajar e qual seu roteiro de diversão. Se planeja pegar a estrada em direção à praia mais próxima da sua cidade, antes de fechar as malas, confira nossas dicas que vão deixar suas férias ainda mais animadas neste verão. Ah, não esqueçam do protetor solar!

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Mergulho

Um grande número de praias brasileiras passou a oferecer o serviço de mergulho guiado aos turistas. As opções são inúmeras e atraentes. Em Florianópolis, por exemplo, você encontra, nas ilhas do Arvoredo, uma rica vida marinha. Por ali, durante o mergulho é possível nadar ao lado de golfinhos e até mesmo de tartarugas marinhas. Fique atento às empresas de mergulho do local, pois existem diversos roteiros de mergulho e preços para atender todos os bolsos.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Esportes náuticos. Sua praia?

Ainda na água, opções de esportes não faltam. Elas vão dos mais arriscados, como o surfe, windsurfe, kitesurf ou esqui aquático, até os mais tranquilos, como a vela ou super caiaque. Se você deseja agitar suas férias com um pouco de adrenalina, escolha as primeiras opções. Agora, se a sua praia é aproveitar as férias com tranquilidade, opte pelas duas últimas sugestões. Você pode encontrar, em algumas praias, escolinhas desses esportes para iniciantes.

Ryan Pierse/Getty Images Sport/Getty Images

Futebol de areia

Em toda praia brasileira que se preze, deve haver uma partida de futebol, claro. Se você pensa assim, garanta sua diversão nas férias deste verão com uma bola, disposição e alguns amigos. Pronto, o time está montado. Além de se divertir, você estará se exercitando e pegando aquele bronzeado. Por tanto, na hora de conferir sua lista sobre o que levar na bagagem rumo à praia, não se esqueça da bola de futebol e do protetor solar.

Digital Vision/Digital Vision/Getty Images

Vôlei de praia

Caso você não seja um dos adeptos do futebol, arme a rede, reúna os amigos e pratique um dos esportes mais populares entre os frequentadores da praia: o vôlei. Portanto, não esqueça de levar sua rede e uma bola apropriada para o esporte. Faça da sua estada na praia um período para se exercitar.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Corrida. Sim, na praia ela também é válida

Fazer cooper na areia da praia ou mesmo no calçadão nas primeiras horas da manhã não é apenas para atores globais que tentam fugir das abordagens do seus fãs. Você também pode. Acorde cedo, com a praia ainda sem grande movimentação de turistas e corra ou ande de uma ponta a outra da praia. O clima logo no início da manhã é ótimo, assim como os raios solares matinais.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Stand up paddle

Tem vontade de surfar, mas, na hora de cair no mar com uma prancha, o medo fala mais alto? Então, o stand up paddle é o esporte ideal. Pelo fato da prancha – leia-se, pranchão – ser maior, você se sente mais seguro para deslizar nas ondas. Você pode, por exemplo, abordo de sua prancha de stand up paddle (SUP), ficar horas e horas meditando no mar, sentadinho na prancha.

Getty Images

Slackline ou corda bamba mesmo

O slackline apareceu no Brasil em uma praia, depois em outra e mais outra, até fazer parte do cenário de inúmeras praias pelo País afora. Em resumo: trata-se de uma corda bamba elástica amarrada em duas extremidades fixas e firmes. A dinâmica da brincadeira é bem simples, basta andar de uma ponta a outra da corda sem se cair no chão. De acordo com a técnica e a coragem, o adepto à prática pode até arriscar algumas manobras radicais na corda.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Skate motorizado

Quem sempre teve vontade de andar de skate, mas nunca teve a disposição de fazer tanto esforço físico, agora não tem mais desculpa para não se aventurar na prática. Tornou-se mania nas praias brasileiras o skate motorizado. Com rodas e uma prancha em tamanho maior, motor e controle remoto, o skate motorizado tem sido um dos transportes mais comuns nos calçadões à beira mar, principalmente no Rio de Janeiro. Há quem leve de tudo a bordo, desde o cachorro à bagagem de praia.

Lucas Dawson/Getty Images Sport/Getty Images

Beach Tennis

Na areia, o frescobol ganhou nova dinâmica. O que antes era um esporte realizado com duas pessoas, raquetes e uma bolinha, hoje ganhou mais participantes e a mediação de uma rede. Sim, tem a mesma dinâmica do tênis de quadra, porém bem mais divertida e batizada de Beach Tennis. Nas próximas férias de verão, pratique e se divirta. Mas, antes de armar a rede, verifique se na praia onde você pretende frequentar a prática do esporte é permitida.