Ferramentas de cunha-e-calço para dividir rochas

Escrito por ian farquharson | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas de cunha-e-calço para dividir rochas
A divisão da rocha por cunha-e-calço reduz pedras maiores a um tamanho manejável (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O método de cunha-e-calço é uma técnica manual usada para partir uma rocha. Ela envolve o uso de ferramentas manuais de metal, cravadas em um furo ou fenda natural em uma pedra maior para dividi-la em partes menores e mais facilmente manejáveis. Um conjunto de cunha-e-calço é constituído por um certo número de ferramentas.

Outras pessoas estão lendo

Penas

A técnica de perfuração por cunha-e-calço requer o uso de duas ferramentas de calço. Estas são hastes metálicas retas com pontas curvadas. Este estilo de ponta ajuda a tornar os calços mais fáceis de manusear. A face externa apresenta tipicamente um perfil arredondado, enquanto que a face interior tem uma forma plana. Quando os calços são colocados num furo ou uma fenda na rocha, as faces interiores planas atuam como um guia para a cunha. Os calços também ajudam a reduzir as chances da cunha se tornar apertada.

Vara de cunha

A cunha compreende tipicamente uma haste de metal com uma forma afunilada e uma cabeça achatada. A cunha é colocada entre dois calços que foram inseridos dentro de um buraco perfurado ou fenda natural numa rocha. O diâmetro combinado da cunha e dos calços, onde elas se encontram deve ter um tamanho superior ao diâmetro do furo ou da largura da fenda. Bata a cabeça chata da cunha com um martelo posicionando-a entre os calços, forçando-os contra os lados do buraco ou fenda. Essa ação faz com que a rocha se divida.

Broca de rocha

As brocas de cunha-e-calços vêm em algumas formas. Enquanto os corpos de todas as brocas apresentam uma haste metálica fina com uma cabeça plana, a forma da cabeça das mesmas varia. Algumas opções disponíveis incluem cabeças de perfuração com uma lâmina redonda, cabeças de perfuração em forma de estrela, e cabeças de perfuração com uma lâmina pontiaguda. Ao contrário do que caracteriza um estilo de perfuração rotativo, as brocas utilizadas na técnica de cunha-e-calços simplesmente tem a cabeça do corpo plana a fim de ser atingida por um martelo para introduzir a cabeça da broca na rocha.

Martelo

O martelo usado na cunha-e-calços comumente tem uma pequena cabeça de metal, com um cabo de madeira. Esta ferramenta tem duas finalidades. Em combinação com a broca pode fazer furos na rocha necessários para a técnica, ele também direciona a cunha entre as penas para dividir a rocha.

Colher

Os furos em uma rocha, como parte da técnica de cunha-e-calço podem ser preenchidos com pó de pedra. No entanto, a condução da haste de cunha tão fundo quanto possível na rocha aumenta as probabilidades da divisão, portanto remover a poeira do fundo do furo pode ajudar. Uma colher especial pode fazer este trabalho. Ela normalmente tem uma alça redonda fina, com uma cabeça em forma de colher projetada para esvaziar o buraco do pó.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível