Ferramentas meteorológicas para medir a umidade do ar

Escrito por cynthia ruscitto | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas meteorológicas para medir a umidade do ar
Higrômetros são instrumentos usados para medir umidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Meteorologistas usam vários parâmetros para estudar o tempo e o clima, um dos quais é a umidade. A umidade descreve a quantia de vapor d'água no ar e é medida por meio de instrumentos chamados higrômetros. Os tipos mais comuns destes aparelhos incluem o psicrômetro, o higrômetro capilar, o higrômetro de ponto de condensação, o higrômetro elétrico e os higrômetros de células de condensação e infravermelho. A umidade relativa do ar e o ponto de condensação são termos comumente utilizados para expressar umidade.

Outras pessoas estão lendo

Psicrômetro

O psicrômetro de alça é uma das ferramentas utilizadas para medição de umidade mais comuns. O dispositivo tem dois termômetros de mercúrio idênticos, um dos quais tem um pavio de pano umedecido em torno de seu bulbo. Quando a alça gira por cima do topo da ferramenta em alta velocidade, a umidade do pavio evapora e resfria o termômetro de bulbo úmido. Umidade relativa do ar, ou a quantidade de vapor de água no ar em relação à quantidade total de vapor de água que o ar pode conter, é determinada através das temperaturas do bulbo seco e do bulbo úmido, além de cartas psicométricas. Ares mais secos geram temperaturas de bulbo úmido inferiores. O psicrômetro ventilado Assmann é uma adaptação do psicrômetro de alça. Ele usa um ventilador ao invés de girar para promover a evaporação e o resfriamento do bulbo úmido.

Higrômetro capilar

O cabelo é sensível às mudanças da umidade relativa do ar. Ele estica quando a umidade aumenta e se contrai quando ela diminui. O higrômetro capilar consiste em fios de cabelo humano ou equino esticados entre uma superfície fixa e um sistema de alavancas mecânicas. Uma caneta tinteiro afixada ao sistema de alavancas move-se para cima e para baixo, à medida em que os fios de cabelo se alongam ou encurtam, e gravam as mudanças em um cilindro giratório, ou higrógrafo. Este tipo de higrômetro é menos preciso do que os de alça, requer calibração frequente e comente erros quando a umidade é muito alta ou muito baixa.

Higrômetro de ponto de condensação

Ponto de condensação é a temperatura em que o vapor de água do ar começa a se condensar e formar gotas de orvalho. Um higrômetro de condensação mede a temperatura em que o orvalho se forma em uma superfície fria e espelhada. O espelho é resfriado e a temperatura é controlada até que as células fotoelétricas detectem a orvalho originado do resfriamento. Quanto maior o ponto de condensação, mais úmido o ar. Segundo o meteorologista Jeff Haby, os pontos de condensação maiores do que 18 graus Celsius dão a impressão de um ambiente úmido e pegajoso.

Outros higrômetros

Higrômetros elétricos medem a umidade fazendo com que uma corrente elétrica passe por uma superfície coberta de carbono. A resistência ao longo da superfície muda, de acordo com a absorção ou liberação de vapor de água que ocorre enquanto a umidade muda. Células de condensação determinam pontos de condensação Uma solução de clorido de lítio é aquecida até que comece a evaporar. A temperatura na qual a evaporação ocorre é então usada pra calcular o ponto de condensação. Um higrômetro infravermelho mede a absorção de luz infravermelha enquanto ela percorre o ar. Esta absorção é maior quando a umidade é mais alta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível