Mais
×

Fertilizante de plantas caseiro feito de cascas de ovos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As plantas de jardim precisam de alimento para crescer. Se o solo for rico em nutrientes, a plantação será mais bem sucedida do que se tiver que lutar por comida. As plantas também esgotam os nutrientes da terra ao longo do tempo, mas a adição de fertilizante melhora a qualidade nutricional do solo. Uma alternativa para a compra de produtos fertilizantes comerciais é fazer os seus próprios usando cascas de ovos.

A casca de ovo é rica em nutrientes e minerais para as plantas (Image Source/Stockbyte/Getty Images)

Fertilizante líquido de cascas de ovos

Coloque as cascas de ovos usados em uma jarra de água com a tampa levemente colocada e deixe-as por cerca de um mês. Você pode continuar adicionando mais cascas durante todo esse tempo, mas quando as primeiras estiverem no frasco por quatro semanas, o fertilizante estará pronto para ser utilizado. Dilua o líquido na proporção de 1 xícara de água de casca de ovo para quatro litros de água e use-o para regar as plantas. Utilize esse fertilizante com a mesma frequência que usaria qualquer adubo comum.

Note que essa solução não terá um cheiro bom. Coloque-a em um lugar seguro, onde não possa ser derrubada e derramada. Pode-se mantê-la na garagem ou em um outro lugar que geralmente fica em uma temperatura moderada, ao invés de na cozinha.

Fertilizante de casca de ovos em pó

Deixe as cascas descartadas secarem, colocando-as em um recipiente aberto em local seco ou em um forno quente para resultados mais rápidos. Quando as cascas estiverem secas e quebradiças, esmague-as em pedaços pequenos e, em seguida, triture-as em pó fino em um liquidificador ou processador de alimentos. Polvilhe esse pó em torno de plantas, flores e legumes, como faria com um adubo comercial.

Como funciona

As cascas de ovos são ricas em cálcio, um nutriente essencial para o crescimento e produção de células em plantas. Na verdade, elas contêm cerca de 93% de carbonato de cálcio. Também são compostas de cerca de 1% de nitrogênio, outro componente essencial do adubo. Além disso, as cascas de ovos contêm outros minerais, como o ácido fosfórico, que são benéficos para o crescimento e a saúde das plantas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article