Mais
×

O fícus é tóxico?

Atualizada February 21, 2017

As folhas do fícus (Ficus altissima), assim como as folhas de outras árvores da família das figueiras, não devem ser ingeridas. Elas são tóxicas para a maioria dos animais de estimação e podem adoecer um ser humano.

As folhas das árvores do ficus são tóxicas aos animais (Sean Justice/Stockbyte/Getty Images)

Componentes tóxicos

A toxicidade do fícus é classificada no nível 4. Isso significa que tanto as folhas, seiva, sumos ou espinhos da planta são muito tóxicos aos seres humanos.

A seiva do fícus pode ser considerada tóxica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sintomas nos seres humanos

Os sinais de uma reação tóxica ao fícus em um ser humano incluem uma erupção cutânea ou irritação. Você deve lavar a área afetada com sabonete e água e procurar ajuda médica.

O contato com as folhas do fícus pode levar a uma reação tóxica em algumas pessoas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Sintomas em animais

Os sinais de que um animal esteve exposto à quantidades tóxicas podem ser uma dermatite, se o contato foi tópico, e irritabilidade oral e vômito, se houve ingestão. Você deve entrar em contato com um veterinário qualificado.

Se você suspeitar que seu animal de estimação ingeriu folhas do fícus, leve-o ao veterinário (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article