Folhas marrons em abacate

Escrito por tarah damask | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Folhas marrons em abacate
Abacates saudáveis, sem problemas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Apesar dos abacateiros de sua casa oferecerem deliciosas safras, quando as folhas começam a ficar marrons, a alegria se torna preocupação. Enquanto abacateiros possuem folhas perenes, em tom verde forte, árvores sob ataque de doenças ou pestes apresentam uma sinistra tonalidade marrom. Examine suas plantas regularmente e comece a agir quando as folhas perderem a cor verde para evitar danos graves ou morte da planta.

Outras pessoas estão lendo

Problemas

Tanto pestes quanto doenças podem levar a folhas marrons em seu abacateiro. Verticilose é uma doença fúngica que ocorre nessas plantas. Causada pelo fungo Verticillium dahliae, a doença também ataca outras plantas como as árvores de pimenta, morango e drupas. O fungo da verticilose entra no sistema das raízes e se move pelo resto do sistema circulatório da planta. Esse fungo prefere plantas com saúde debilitada.

Ácaros marrons de abacate também são culpados em potencial por problemas em folhas de abacateiros. Eles são pequenos insetos marrons medindo apenas 0,25 mm se comprimento. Vistas mais frequentemente em meses de verão, essas pestes se alimentam da superfície das folhas sugando os fluidos dos tecidos da planta.

Danos

Verticilose, particularmente quando não tratada, pode danificar severamente ou até matar seu abacateiro. Conforme a doença progride, ela impede que o abacateiro mantenha a circulação necessária de água e nutrientes para as partes da planta, incluindo as folhas. Elas frequentemente murcham, mudando primeiro para amarelo, depois para marrom. Folhas marrons geralmente morrem, mas ficam na árvore em vez de cair imediatamente. Geralmente, árvores saudáveis podem se recuperar, mas as demais frequentemente perecem ou morrem.

Conforme o ácaro marrom se alimenta, ele se encaminha em direção às folhas marrons ou cor de bronze. Esses sintomas são seguidos pela queda das folhas, entretanto abacateiros tipicamente apresentam apenas danos leves.

Soluções

Infelizmente, com a verticilose não há uma cura específica ou produtos químicos que vão salvar a árvore. Entretanto, evitando fertilizantes com muito nitrogênio e mantendo um cuidado intensivo, suas árvores saudáveis vão se curar sozinhas. Para árvores que não conseguem se curar, remova-as e destrua-as inteiras para não espalharem a doença.

Para ácaros marrons de abacate nas folhas tente manter áreas empoeiradas, como estradas, sujas e molhadas. A poeira favorece problemas com ácaros. Sua melhor chance de controle é soltar inimigos naturais, ou insetos que caçam e se alimentam deles sem prejudicar a árvore. Compre inimigos naturais como predadores de ácaros em uma loja de suprimentos para jardinagem. Em caso de problemas severos, faça um tratamento pontual com óleo, se necessário.

Prevenção

Tome cuidado regular e apropriado de seus abacateiros. Plantas saudáveis e vigorosas possuem mais capacidade de evitar e se recuperar, tanto de pestes, quanto de doenças que levem a folhas marrons. Cultive abacate em áreas ensolaradas da paisagem que permitam exposição total ao sol para o melhor crescimento. Você pode usar qualquer tipo de solo para essas árvores bem tolerantes, desde que seja úmido e tenha boa drenagem. Evite condições muito úmidas, com água acumulada que encoraja o crescimento de fungos responsáveis por doenças como a da raiz podre. Irrigue o solo em torno de sua árvore para mantê-lo úmido quando o clima ficar seco por um período maior do que 5 dias. Aplique uma camada de 5 cm a 7,5 cm de cobertura orgânica ao solo sem pressioná-la ao tronco de seu abacateiro. A cobertura ajuda a reter a umidade e protege contra ervas daninhas que poderiam diminuir a saúde de sua árvore.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível