Filtros mentais e depressão

Escrito por keith vaughn | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Filtros mentais e depressão
Filtros mentais podem fazer com que você veja o copo como meio vazio (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Um filtro mental é uma distorção cognitiva que pode contribuir para a depressão, como também em alguns casos de ansiedade. Distorções cognitivas são um grupo de pensamentos excessivamente negativos e atitudes que não são baseadas na realidade. A terapia cognitivo-comportamental, um tratamento potencial para depressão, é um meio de superar as distorções cognitivas e substituição de filtros mentais negativos, com uma perspectiva mais positiva.

Outras pessoas estão lendo

Depressão

Depressão, que também pode ser referida como a depressão grave ou crônica, é uma desordem mental que podem interferir com o funcionamento diário de uma pessoa. Entre os sintomas, estão períodos prolongados de tristeza, sentimentos de culpa ou inutilidade, distúrbios do sono, mudanças nos hábitos alimentares, perda de interesse em passatempos favoritos ou atividades agradáveis​​, afastar-se dos outros, crises de choro, dor crônica e uma preocupação com a morte ou suicídio. Filtros mentais negativos podem contribuir para a depressão.

Filtro mental

O filtro mental é um tipo de distorção cognitiva associado à depressão. O filtro mental implica em dar ênfase à circunstâncias negativas ou um ponto de vista negativo "enquanto filtra todos os aspectos positivos", de acordo com o HelpGuide.org. Uma pessoa que se concentra essencialmente em pequenos aspectos negativos de uma situação positiva pode ter a perspectiva de que a situação ao todo foi negativa.

Distorções cognitivas

De acordo com o HelpGuide.org, distorções cognitivas são um grupo de "atitudes irracionais pessimistas" e, tal como o filtro mental, podem contribuir para a depressão e a ansiedade. Outros tipos de distorção cognitiva incluem visualizar situações em termos de valores absolutos, tirar conclusões negativas, visar as piores possibilidades usando o raciocínio emocional e levar eventos aleatórios como insultos pessoais. De acordo com a Mayor Clinic, distorções cognitivas podem se tornar "tão enraizadas que se tornam 'um princípio' " pelo qual uma pessoa passa a viver.

Ansiedade

De acordo com o HelpGuide.org, a ansiedade está intimamente associada à depressão, e um tende a agravar o outro. O filtro mental pode contribuir para a ansiedade e a preocupação excessiva. Entre os sintomas de ansiedade podem estar o ritmo cardíaco acelerado, dificuldade para respirar, sudorese, tremores, dores de cabeça, problemas de estômago e insônia.

Terapia

A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de psicoterapia que pode ser um componente do tratamento da depressão em conjunto do uso de medicação. De acordo com a Mayo Clinic, "a terapia cognitivo-comportamental é uma das terapias mais usadas" para o tratamento da depressão. Ela pode ajudar pessoas com depressão a aprender a identificar distorções cognitivas, tais como o filtro mental, e substituir atitudes e comportamentos negativos por positivos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível