Diferença entre fluxo da água e pressão

Escrito por wanda thibodeaux | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre fluxo da água e pressão
Pouca água saindo da torneira pode ser um problema com a pressão ou com o fluxo

É bem provável que já tenha ocorrido ou que um dia irá ocorrer de você abrir uma torneira e não sair nada a não ser um pequeno gotejamento. Se isto acontecer, você definitivamente tem um problema no encanamento. Mas será o fluxo ou a pressão da água? Saber a diferença o ajudará a resolver essa questão.

Outras pessoas estão lendo

Definições

O fluxo de água se refere à quantidade de água que sai de uma mangueira, torneira ou outra terminação de cano em um determinado período de tempo. Já a pressão da água refere-se à quantidade de força que é colocada sobre a água para fazê-la se mover de um lugar a outro ou a quantidade de força que a água exerce quando sai do cano. A pressão da água geralmente é causada pela atração gravitacional.

Medição

O fluxo e a pressão da água têm diferentes unidades de medida. O fluxo é medido em litros por segundo, já que mede a quantidade de líquido que está sendo despejado. A pressão da água é medida em quilopascais (kPa). É a medida de quanta força é posta na água para que se mova através do cano ou recipiente.

Ajuste

Como o fluxo e a pressão da água são duas coisas bem diferentes, também são ajustados de maneiras distintas. O fluxo da água muda ao se ajustar a saída do cano, como a cabeça do chuveiro. A pressão pode ser alterada com a mudança do diâmetro e da textura do cano, com o uso de uma bomba/regulador diferente, com a alteração das configurações ou com o aumento da quantidade de água na caixa d'água (o peso da água cria pressão na água).

Atrito

Tanto a pressão quanto o fluxo da água estão relacionados ao atrito. Conforme a água se move pelo cano, o atrito a deixa mais devagar, dependendo da textura e diâmetro do cano. Quanto mais liso for o cano, menos atrito, e a água se moverá mais rápido desde que a pressão da água seja suficiente. Com uma boa pressão, o atrito dos canos pequenos pode ser superado, de forma que o fluxo da água permaneça alto.

Tamanho do cano

Em geral, quanto maior o cano, maior o fluxo da água. Entretanto, o nível da pressão sempre deve ser considerado. Se a pressão estiver muito baixa, nem os canos mais largos e lisos trarão um fluxo satisfatório devido à falta da pressão para superar o atrito.

Problemas

Se você acredita ter um problema com a pressão ou com o fluxo da água mas não sabe por onde começar, repare se o fluxo de água é menor em alguns momentos do dia ou quando muitas torneiras estão abertas ao mesmo tempo. Se o fluxo costuma diminuir durante os horários de pico de uso de água ou se só ele muda quando você abre várias torneiras, isso é um sinal de que a pressão não está alta o suficiente para manter a água se movendo por todos os canos ao mesmo tempo. Entretanto, se a água for escassa o tempo todo, ou se ela flui normalmente em um ponto, mas não em outros, então o problema provavelmente é algum obstáculo ou um baixo fluxo de água saindo pelo cano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível