Fogões caseiros a combustível para acampamento ou sobrevivência

Escrito por james young | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fogões caseiros a combustível para acampamento ou sobrevivência
Um fogão caseiro pode salvar vidas em uma situação de emergência

Fazer um simples fogão de madeira ou a álcool para acampar ou para os mochileiros utilizarem requer um pouco mais que algumas latas vazias e um canivete. Com um pouco de cuidado, um bom fogão pode ser produzido em apenas alguns minutos. Fabrique rapidamente um fogão de emergência a partir de lixo comum após aprender a técnica adequada.

Outras pessoas estão lendo

Fogão hobo

O Hobo é um dos tipos de fogões mais simples para emergências, contendo um pequeno fogo através de madeira e uma proteção contra o vento. Esse fogão também serve como um simples pote para guardar itens. As versões mais elaboradas queimam eficientemente, mas necessitam de mais experiência para a construção. Comece com o simples. Escolha uma lata de metal de 720 g -- uma lata de café ou de molho de tomate funcionam bem. Se a tampa ainda estiver presa, corte-a. Utilize um abridor de latas em formato de V para abrir de quatro a seis buracos de ventilação com distâncias iguais entre si nos lados da borda inferior da lata. Esses buracos permitem a entrada de ar pelos lados para alimentar o fogo. Com recortes de lata ou um estilete, faça três cortes largos com formato de V na borda superior da lata. Deixe algumas partes superiores planas de 5 cm de largura para servir como as alças do pote e corte os "Vs" com cerca de 2,5 cm abaixo da borda. Eles fornecem passagens para as chamas. Isso completa o processo de produção do mais simples tipo de fogão a combustível. Para utilizá-lo, prepare um espaço plano e livre de combustíveis. Coloque um acendedor dentro do fogão -- coloque-o de modo que ele e o pavio fiquem em um orifício ventilado. Coloque galhos e detritos soltos por cima do acendedor e acenda o fogo pela abertura de ventilação. Incline o nível do fogão quando o fogo acender e adicione mais combustível até o topo, conforme a necessidade. Coloque a panela ou pote de cozimento diretamente nas bordas do fogão.

Fogão a álcool

Um dos tipos mais simples de se construir e mais fáceis de carregar, o fogão a álcool pode ser fabricado com duas metades de uma lata de refrigerante. Em uma situação de emergência, cortar e encaixar latas pode ser difícil. Algo menos complicado funciona tão bem quanto. Escolha uma lata de atum de 150 g -- qualquer lata de tamanho similar funciona. Remova a tampa. Com um canivete, faça 16 furos igualmente espaçados entre si ao redor da borda da lata. Cada buraco deve ter cerca de 0,5 cm de diâmetro. Pequenas ranhuras feitas com a ponta da faca também funcionam. Após fazer os furos, o fogão está completo. Para o combustível, escolha um do tipo anticongelante, álcool diluído ou álcool de cereais puro. O álcool comum possui muita água. Encha o fogão até a metade com o combustível adequado e acenda-o. Deixe queimar um pouco para depois colocar o pote de alimento para assar em sua borda. Os jatos de fogo vão sair pelos lados do fogão até que o combustível acabe.

Fogões caseiros a combustível para acampamento ou sobrevivência
Fogão a álcool utilizando latinhas

Segurança

Se possível, utilize uma faca com trava quando for construir um fogão caseiro -- um canivete pode se dobrar em seus dedos. Tenha o mesmo cuidado ao trabalhar com fogo aberto, mesmo que o fogão contenha as chamas e combustível. Nunca utilize derivados de petróleo como gasolina ou diesel para começar ou alimentar o fogo de um fogão de madeira e também não substitua o álcool por esse tipo de combustível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível