Mais
×

As folhas de eucalipto são tóxicas?

Atualizado em 21 novembro, 2016

As folhas de eucaliptos são usadas nas casas pelo seu aroma e as árvores são plantadas em jardins. No entanto, as folhas são tóxicas para animais e seres humanos se forem ingeridas.

As folhas de eucalipto são tóxicas para animais e seres humanos (Peter Samuels/Digital Vision/Getty Images)

Potencial humano

Os seres humanos que ingerem folhas de eucalipto podem sofrer sintomas sérios, como náusea, vômito, diarreia e coma, de acordo com a Universidade da Carolina do Norte. Sintomas severos podem surgir depois da ingestão de grandes quantidades de folhas. Entrar em contato com elas pode causar irritação de pele, vermelhidão e ardência.

Potencial animal

De acordo com o site Vet Info, a folha de eucalipto é uma das mais venenosas para cachorros. Em caso de ingestão eles sofrem de sintomas como depressão, salivação excessiva, letargia, diarreia e vômito. Os gatos e cachorros também apresentam sintomas de envenenamento se ingerirem as folhas, alerta o ASPCA.

Prevenção e solução

A ingestão de folhas de eucalipto pode exigir uma avaliação por médico ou veterinário. Leve uma amostra da planta com você para identificação e lembre-se de que entrar em contato com as folhas pode causar irritação na pele.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article