×
Loading ...

Como formatar uma carta que requer duas assinaturas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As cartas comerciais geralmente são assinadas por mais de uma pessoa. Ao formatar uma carta com duas assinaturas, é necessário um amplo espaço para os dois blocos de assinatura, onde vão os nomes formais, os títulos e as assinaturas. Há duas maneiras diferentes de formatar esse tipo de bloco — é possível colocá-los um ao lado do outro, em um formato horizontal, ou colocá-los um em cima do outro, em um formato vertical. Ambos são apropriados para cartas comerciais e a preferência pessoal pode ditar sua escolha.

Instruções

As cartas comerciais geralmente precisam ser assinadas por duas pessoas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

    Formatação da carta

  1. Abra seu software de processamento de texto e crie um novo arquivo. Se estiver usando um papel timbrado, ajuste suas margens no documento de processamento de texto, levando em conta o cabeçalho e todas as outras características de seu timbre.

    Loading...
  2. Pressione a tecla "Enter" quatro vezes e digite o nome e endereço do destinatário em linhas separadas.

  3. Pressione a tecla "Enter" três vezes e digite a data. Para cartas comerciais, deve-se sempre explicitar o mês e usar o ano inteiro, em vez de qualquer tipo de abreviação.

  4. Pule três linhas pressionando a tecla "Enter" e digite a saudação, como "Prezada Sra. Souza". Use o nome completo da pessoa em cartas formais ou o primeiro nome para ocasiões menos formais.

  5. Pressione "Enter" uma vez e comece a escrever a carta. Não recue seus parágrafos, mas coloque uma linha em branco entre cada um.

  6. Pressione "Enter" uma vez após o último parágrafo e digite um fechamento. "Sinceramente" ou "Com nossos melhores cumprimentos" são boas opções para cartas comerciais.

    Blocos de assinatura horizontais

  1. Pressione "Enter" quatro vezes após o fechamento e digite o nome completo da primeira pessoa que assina a carta. Pressione "Tab" três vezes e digite o nome completo da segunda pessoa que assina a carta.

  2. Pressione a tecla "Enter" e digite o título da primeira pessoa que assina a carta abaixo do nome dela.

  3. Pressione "Tab" três vezes e digite o título da segunda pessoa que assina a carta abaixo o nome da mesma.

  4. Imprima a carta em papel timbrado ou papel comum e dê para cada pessoa assinar a carta, com caneta, acima do seu nome e título.

    Blocos de assinatura verticais

  1. Pressione a tecla "Enter" quatro vezes após o fechamento e digite o nome da primeira pessoa que assina a carta.

  2. Pressione "Enter" uma vez e digite o título da primeira pessoa que assina a carta diretamente abaixo do seu nome.

  3. Pressione a tecla "Enter" mais quatro vezes e digite o nome da segunda pessoa que assina a carta.

  4. Pressione "Enter" novamente e digite o título da segunda pessoa que assina a carta diretamente abaixo do nome dela.

  5. Imprima a carta em papel timbrado ou papel comum, e dê para cada pessoa assinar seu nome, com caneta, acima de onde ele foi impresso.

Loading...

Dicas

  • O bloco de assinatura nunca deve mandar sua carta para uma página adicional. Se o espaço estiver apertado, opte por um bloco de assinatura horizontal.

O que você precisa

  • Software de processamento de texto
  • Computador
  • Impressora
  • Papel timbrado ou comum
  • Caneta

Referências

Loading ...
Loading ...