Fotografias para registrar a gravidez

Escrito por mallory ferland | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fotografias para registrar a gravidez
O registro fotográfico da gravidez é feito para capturar a beleza natural da vida (pregnancy image by AGphotographer from Fotolia.com)

A fotografia da gravidez é feita para capturar um dos mais importantes eventos da vida. O clima das imagens deve ser uma combinação de alegria, mistério, antecipação e solenidade. O papel do fotógrafo é capturar a beleza natural da mamãe e o fenômeno do nascimento e da vida.

Outras pessoas estão lendo

Objetivo

O objetivo do book da gestante ou da maternidade é capturar a beleza natural da fotografia humana. O sujeito da foto geralmente é o bebê (representado pela barriga), com a mãe atuando na foto como o recipiente ou a pessoa que dá a vida. As fotos da gestante normalmente têm o objetivo de capturar o aspecto natural da gravidez. Por isso, a gestante é normalmente mostrada com poucas roupas, com a barriga completamente exposta. O propósito da nudez, ou quase nudez, é transmitir a qualidade espiritual ou quase divina de dar a vida e também a beleza do corpo feminino quando está no estado natural da gestação. As fotos da gestante são normalmente tiradas em um tom sério e respeitoso.

Roupas

A quantidade e tipo de roupa vestida é sempre decidido pela mamãe. O fotógrafo normalmente sugere o que já funcionou em outros ensaios ou o que seria o melhor para o resultado desejado pela modelo. Entretanto, ao final, ele é sempre baseado no que é confortável para a grávida. Fotos de gestante podem ser tiradas com toda a roupa, pouco vestida, com panos ou sem qualquer cobertura.

Posicionamento

O posicionamento clássico em fotos de gestantes é a silhueta que destaca a barriga de grávida. Como o bebê escondido é o assunto foco do ensaio, enfatizar a mudança física no corpo é normalmente a meta. A pose de silhueta também permite à mãe resguardar-se mais do que faria em uma foto de frente (se ela estiver sem roupas ou com pouca). A posição comum, quer a gestante esteja em pé, deitada ou ajoelhada, é enrolar um dos braços embaixo da barriga como em um abraço e usar o outro membro para cobrar os seios. Fotos de frente são usuais quando a mãe está vestindo calças, uma saia ou uma cortina de tecido e tem um pequeno top sobre os seios, acima da barriga, ou os braços cobrindo os seios. Outras poses podem ter a modelo encostada em uma parede ou deitada de lado.

Modelos adicionais

Books de gestante normalmente incluem membros da família da mãe, como o pai da criança ou os outros filhos dela. Quando o pai está presente na foto, ele normalmente fica atrás da mãe, abraçando-a, para ninar sua barriga. Outras opções podem ser segurar os seios da mãe para cobri-los ou deitar-se com a cabeça sobre a barriga. Quando os demais filhos estão presentes, as fotos costumam tê-los com suas cabeças encostadas sobre a barriga da mamãe, como se "ouvissem" o bebê (nesses casos, a criança costuma olhar direto para a câmera) ou, no caso de crianças bem pequenas, tê-las carregadas nos braços da mãe sobre a barriga.

Elementos da fotografia

Muitas mulheres (e fotógrafos) preferem um filtro de foto dramático para books de gestantes, como o preto e branco, sépia escuro ou cobre. A iluminação de fundo é um efeito comum em fotografias de silhueta. Criar um ambiente de estúdio com arredores preto e branco, fotografar perto de uma grande janela ou em um quarto são as escolhas tradicionais. Se for em lugares externos, o fotógrafo sempre se certifica de colocar a modelo vestida - ou quase totalmente vestida - ou então fotografar na praia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível