Frutas cítricas podem ser adicionadas em adubos?

Escrito por audrey pannell | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Frutas cítricas podem ser adicionadas em adubos?
Citro e adubo podem ser uma ótima combinação, quando misturados adequadamente. (Jeff Randall/Lifesize/Getty Images)

Um adubo composto é feito de material da planta que se decompõe e é reciclado como adubo, acondicionador de solo ou pesticida natural. A maioria do material orgânico adicionado às caixas de adubo não causa reações negativas, mas alguns podem alterar drasticamente os níveis de pH ou a porcentagem de carbono, nitrogênio, oxigênio e água. Em especial, as frutas cítricas devem ser adequadamente transformadas em adubo, devido a seu alto nível de acidez.

Outras pessoas estão lendo

Nitrogênio no adubo

O nitrogênio é essencial no adubo pois auxilia no crescimento e reproduz organismos que oxidam o carbono. As cascas das frutas cítricas são ricas em nitrogênio e, por isso, são bem-vindas em um adubo rico em materiais de carbono, como as folhas despedaçadas ou serragem. As cascas de citro são úteis principalmente em adubos com baixo nível de nitrogênio. Elas decompõem-se lentamente, por isso, picote-as para acelerar o processo de decomposição.

Níveis de pH do adubo

As frutas cítricas são muito ácidas e podem alterar os níveis de pH do adubo, principalmente quando adicionadas em grandes quantidades. A grande quantidade de nitrogênio nas cascas libera amônia e também aumenta os níveis de pH. Misture as quantidades maiores de frutas cítricas com materiais absorventes antes de adicioná-las ao adubo, como o papelão ou papel. Você também pode misturá-las com uma grande quantidade de relvas para equilibrá-las.

Vermes de adubo

Vermes são frequentemente utilizados em adubos pois ajudam a diminuir a matéria orgânica. Eles precisam de um nível de pH entre 6,8 a 7,2 e as frutas cítricas podem aumentar esse nível muito além do que isso e matá-los. O óleo cítrico nas cascas contêm uma substância antibacteriana – d-limonene – que os vermes odeiam. Se utilizá-las corretamente, o processo de decomposição será reduzido ainda mais.

Atrações de moscas de fruta

As frutas cítricas atraem moscas. As condições ácidas também, portanto, se não diluir corretamente a fruta para manter o pH no nível adequado, as moscas podem se proliferar. Sempre misture as frutas cítricas com substâncias alcalinas para reduzir sua concentração. Para reduzir a probabilidade de uma invasão de moscas na fruta, adicione uma pequena quantidade de cada vez e misture bem.

Paciência

As cascas cítricas decompõem-se bem lentamente. Elas são frequentemente revestidas com cera, o que reduz ainda mais a velocidade do processo. Como dito anteriormente, picotar as cascas antes de adicioná-las ao adubo ajuda a aumentar a velocidade do processo de decomposição. Misture-as bem, juntamente com substâncias não-alcalinas.

Correções

Se necessário, adicione cascas de ovos para reduzir o nível de acidez. Utilize um kit de teste de pH para determinar o pH do adubo. Se estiver muito alto, esmiúce cascas de ovos e trabalhe com elas. Picote cascas de citro e deixe-as apodrecer até ficarem verdes e mofadas antes de adicioná-las ao adubo. Desse modo, o d-limoneno, que os vermes odeiam, será reduzido ou eliminado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível