on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

As frutas podem ser colocadas em um saco plástico para amadurecerem mais rápido?

Atualizado em 13 junho, 2017

Ao deixar as frutas compradas no mercado em sacos plásticos fechados, você poderia arruinar a sua produção. Embora determinados frutos possam amadurecer no saco, outros nunca poderão e alguns apresentarão mofo e um gosto desagradável. Saiba como escolher e manter a sua fruta madura e fresca.

As bananas são ricas em etileno, um hormônio que induz a maturação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Frutas estressadas

Certas frutas amadurecem depois de terem sido colhidas da árvore; essas incluem bananas, maçãs, abacates, pêssegos, damascos, ameixas, peras, mangas e kiwis. Todas essas frutas liberam gás etileno. O etileno é um hormônio de estresse que causa o amadurecimento da fruta. Quando a fruta amadurece, o amido se transforma em açúcar e torna-a mais doce. A fruta mais doce é mais atraente para os animais que a comem e, por sua vez, dispersam as sementes para propagar mais frutos. Portanto, o amadurecimento é uma maneira de preservar o legado de um fruto.

Loading...

Papel

Se você quer amadurecer as frutas que contêm etileno, coloque-as em um saco de papel sobre o balcão ou em local fresco e seco, longe da luz solar direta. O saco vai impulsionar a liberação de etileno. Os agricultores tiram proveito de etileno ao pegar maçãs antes que estejam maduras e mantê-las em salas escuras e frias especiais, que retardam a liberação do hormônio do estresse. Antes que as maçãs sejam levadas ao mercado, elas são expostas ao etileno e atingem a perfeita maturação para a compra, não importa qual seja a época.

Maçãs ruins

Se você quiser acelerar o processo de amadurecimento ainda mais, coloque uma maçã madura no saco com outra fruta. Tenha cuidado para não colocar uma maçã podre no interior do saco, ou a outra liberará muito etileno e apodrecerá também; daí o ditado: "basta uma maçã podre para estragar toda a cestada".

Plástico

Se você deixar as frutas compradas no mercado em sacos plásticos fechados, pode realmente abrandar o processo de amadurecimento e aumentar o mofo e o apodrecimento, devido ao acúmulo de umidade e dióxido de carbono. Você também esgota o oxigênio do fruto ao selá-lo em um saco plástico, o que pode levar ao apodrecimento em vez do amadurecimento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...