Mais
×

Método mais rápido de amadurecer peras

Ao contrário da maioria das frutas que dão em árvores, as peras não amadurecem completamente enquanto estão nas árvores; elas amadurecem de dentro para fora. Deste modo, quando o exterior estiver pronto para comer, é possível que o miolo da fruta esteja começando a apodrecer. Depois de colhidas, as peras amadurecem lentamente, a não ser que sejam tratadas apropriadamente. Você pode acelerar o processo de amadurecimento, e mesmo assim deve levar uma semana ou mais até que as peras estejam maduras o suficiente para consumo.

As peras verdes são duras e granuladas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Selecionando as peras

Se você comprou ou colheu as peras, o estado da fruta antes de começar o processo de amadurecimento determinará quanto tempo levará até estar própria para o consumo. As peras maduras começam a mudar sua coloração de verde para amarelo com tons roseados. Essa mudança não se dá na fruta inteira, permanecendo porções verdes mesmo quando maduras. As peras mais próximas de amadurecer são firmes e possuem pequenos pontos pretos na casca. Se os pontos estiverem brancos, levará mais tempo até o amadurecimento para consumo.

Período de resfriamento

As peras não irão amadurecer se não passarem por um período de amadurecimento depois da colheita. As peras que são compradas no mercado já passam por um período de resfriamento, e deste modo amadurecem mais rápido do que as que você colhe. Coloque-as em uma temperatura de 0 a -1 graus Celsius para preparar para o amadurecimento. As peras Barlett são as que precisam do menor período de resfriamento, precisando somente de dois dias em temperaturas baixas, sendo a melhor escolha caso você precise de rapidez no amadurecimento. Algumas variedades podem precisar de até três semanas de resfriamento.

Método do saco de papel

Depois de resfriadas, as peras amadurecem de forma correta em temperatura ambiente. A fruta produz o gás etileno enquanto amadurece, o qual acelera o processo. A maioria das outras frutas também produz esse gás. Colocá-las envoltas em um saco de papel com uma banana ou maça já maduras, as quais produzem altos níveis de etileno, irá acelerar o processo das peras também, deixando-as prontas em dois ou três dias. Se deixá-las em um balcão aberto poderá demorar até uma semana para o amadurecimento completo.

Determinando quão madura a pera está

Verifique as peras diariamente para indicações de quando ela estará pronta para comer. As peras começam a apodrecer se deixadas muito tempo envoltas em um saco de papel. Pressione a fruta logo abaixo do cabo dela para determinar sua maturidade. Uma pera pronta para consumo deverá estar ligeiramente macia. Se ela ainda estiver dura, coloque no saco novamente e deixe por mais um dia antes de verificar. Armazene as peras maduras no refrigerador por três a cinco dias se você não as consumir imediatamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article