Como funciona um ar condicionado de barco?

Escrito por tami parrington | Traduzido por bruno belli sinder
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 Como funciona um ar condicionado de barco?
Navegar é preciso (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Definição

Navegar por mais do que algumas horas seguidas é mais legal quando há uma cabine para relaxar, ou até dormir. A radiação da água faz com que a temperatura dentro do barco aumente rapidamente. Em alto-mar, fechado dentro de uma carcaça de fibra de vidro, a temperatura sobe mais rapidamente do que dentro de um automóvel fechado. O ar condicionado de barco mantém a atmosfera a bordo agradável até mesmo quando está muito calor. Existem dois tipos de ar condicionado para barcos que solucionam o problema do calor.

Potência

Descubra a potência ideal para o ar condicionado de seu barco. Poucos BTUs não serão suficientes para gelar um espaço grande. BTU significa "British Thermal Unit" (Unidade Térmica Britânica) e mede quantos quilojoules são usados pelo aparelho. Muitos BTUs desligarão o ar condicionado rapidamente e, embora a temperatura esteja fria, a umidade fica muito alta e o ar parece grudar. A fórmula para encontrar o número perfeito de BTUs é multiplicar 14 pelo comprimento do seu barco, em pés. A fórmula para um barco de 26 pés é 26 vezes 14, que dá um total de 364 BTUs.

Modelo de escotilha

O modelo de escotilha é um aparelho portátil, que fica guardado dentro do barco quando se está navegando, e é colocado na abertura da escotilha no teto da cabine quando se está parado. Eles são fáceis de manusear e qualquer um pode instalá-los. Entretanto, eles não vedam a abertura muito bem, permitindo que muito ar frio fuja da cabine. Demoram mais para gelar também, além de usar mais energia.

Embutido

O ar condicionado embutido é instalado na casa de máquinas do barco e usa dutos para distribuir o ar gelado pela embarcação, como em uma casa. A energia vem diretamente da caixa de força principal do barco e requer uma instalação profissional. Ele é suficientemente poderoso para barcos de qualquer tamanho.

Obstáculos e eficiência

Os barcos com muitas janelas na cabine dificultam o trabalho do ar condicionado e acabam gastando mais eletricidade. OS barcos com cascos escuros atraem mais calor e também são mais difíceis de resfriar. Ligue o ar condicionado antes de ficar muito quente, pois é mais fácil resfriar antes do sol forte e manter a temperatura depois do que ter que lutar contra um calor intenso.

Custo

O ar condicionado de barco varia de preço, entre centenas de reais para uma unidade portátil e milhares de reais para os maiores e também os embutidos. O ar condicionado embutido é mais caro do que o portátil. A necessidade de uma instalação profissional nos aparelhos embutidos aumenta ainda mais seu preço.

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